As movimentações no cenário político se modificam ao longo dos meses e parece que para a região do Amazonas já alguém em vista.
A participação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello nas manifestações do último domingo (23) ao lado de Bolsonaro, além de controverso, por ir em uma aglomeração sem máscara, mostrou o lado político do militar. Para um general da ativa, o ato chega a ser uma infração, prevista no regulamento do Exército, a participação em eventos do tipo.
A CNN ouviu apoiadores de Pazuello que afirmam que ele tem sido incentivado a concorrer para uma vaga de governador, no ano que vem. Roraima e Amazonas são os estados em vista.
Exército que punir Pazuello por afronta em manifestação
O primeiro por causa do bom desempenho do general no programa de acolhimento de venezuelanos; o segundo porque o ex-ministro mantém relações com o local antes mesmo de virar militar, antes também da crise de oxigênio que abalou o estado. A família de Pazuello é uma das mais conhecidas entre os amazonenses e atuou em múltiplos negócios por décadas, especialmente em uma financeira.
Ao ser questionado, Pazuello nega que exista interesse em se candidatar.
Por coincidência, o presidente da CPI da Pandemia é do Amazonas. À CNN, nesta segunda-feira, o senador Omar Aziz, que já foi governador do estado, afirmou que não pretende politizar a comissão. Perguntado sobre os interesses de Pazuello, disse que a decisão cabe somente ao ex-ministro. "Neste momento, estou muito mais preocupado em fazer o trabalho sem politização. Não tenho relações políticas com ele. Não comungo com as posições dele. Não me permito estar discutindo isso nesse momento", afirmou Aziz.
Pazuello vai a ato de Bolsonaro mesmo com sintomas da covid
Outro político da CPI, também quaetionado pela CNN, afirmou que para ser candidato, Pazuello precisa apenas ter mais de 30 anos e filiação política. O general tem 58 anos e, para se filiar, bastaria deixar a ativa e ir para reserva do Exército, o que pode acontecer. Pazuello tem 3 estrelas, que é o topo da carreira militar para generais de intendência, que, como ele, optaram pela área de organização e logística das Forças Armadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar