plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FENÔMENO NATURAL

Saiba como ver o eclipse com "superlua" nesta manhã

O fenômeno deve iniciar às 6h47 e encerra às 10h49 da próxima quarta-feira (26)

Imagem ilustrativa da notícia Saiba como ver o eclipse com "superlua" nesta manhã camera Agência Brasil

Os apaixonados pela lua não perdem uma única oportunidade de ver um fenômeno natural como o eclipse. Imagina só quando é possível ver uma "superlua", que é quando ela parece maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta.

Esse fenômeno poderá ser observado no Brasil na nesta quarta-feira (26). Os observadores poderão ver a fase inicial de um eclipse lunar total, que é quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta acaba fazendo sombra sobre o satélite. Já a fase total será um pouco mais difícil de ver por causa da luminosidade e, também, por conta do próprio curso do fenômeno.

O horário previsto para o início do eclipse é às 6h47, no horário de Brasília. às 7h44 deve iniciar a fase da umbra, que é quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua. Às 8h11, o satélite deverá estar na fase total máxima e deve permanecer nesse estado até às 8h25. Em seguida, vem a fase parcial que seguirá até às 9h 52. O fenômeno chega ao fim por volta das 10h49.

A observação da versão lunar não vai exigir o uso de óculos de proteção. Para ajudar a enxergar melhor o fenômeno, o ideal é usar um binóculo ou uma luneta simples. Outra dica importante é buscar locais com áreas menos iluminadas e com o horizonte mais livre possível, como campos e praias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias