Notícias / Notícias Brasil
FENÔMENO NATURAL

Saiba como ver o eclipse com "superlua" nesta manhã

O fenômeno deve iniciar às 6h47 e encerra às 10h49 da próxima quarta-feira (26)

terça-feira, 25/05/2021, 14:31 - Atualizado em 26/05/2021, 08:37 - Autor: Redação


Imagem ilustrativa da notícia: Saiba como ver o eclipse com "superlua" nesta manhã
| Agência Brasil

Os apaixonados pela lua não perdem uma única oportunidade de ver um fenômeno natural como o eclipse. Imagina só quando é possível ver uma "superlua", que é quando ela parece maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. 

Esse fenômeno poderá ser observado no Brasil na nesta quarta-feira (26). Os observadores poderão ver a fase inicial de um eclipse lunar total, que é quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta acaba fazendo sombra sobre o satélite. Já a fase total será um pouco mais difícil de ver por causa da luminosidade e, também, por conta do próprio curso do fenômeno. 

O horário previsto para o início do eclipse é às 6h47, no horário de Brasília. às 7h44 deve iniciar a fase da umbra, que é quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua. Às 8h11, o satélite deverá estar na fase total máxima e deve permanecer nesse estado até às 8h25. Em seguida, vem a fase parcial que seguirá até às 9h 52. O fenômeno chega ao fim por volta das 10h49.

A observação da versão lunar não vai exigir o uso de óculos de proteção. Para ajudar a enxergar melhor o fenômeno, o ideal é usar um binóculo ou uma luneta simples. Outra dica importante é buscar locais com áreas menos iluminadas e com o horizonte mais livre possível, como campos e praias. 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS