Alguns especialistas investigam uma possível relação entre a Covid-19 e a mucormicose, conhecida popularmente como “fungo preto”. A investigação mundial é feita após o surgimento de mais de 9 mil casos da doença fúngica na Índia, atingindo indianos que contraíram a Covid-19.
No Brasil, muitos receiam que uma terceira onda de Covid-19 venha relacionada com o aumento de casos do fungo preto. Autoridades de Santa Catarina investigam o caso de um homem que supostamente contraiu a doença fúngica após ter se recuperado da doença.
O paciente de 52 anos está internado em um hospital particular de Joinville e fez uma cirurgia na última semana. O homem testou positivo para Covid-19 no último mês de fevereiro e tem histórico de comorbidades, como diabetes e reumatose.
Por enquanto, as informações detalhadas sobre o quadro clínico do paciente são compartilhadas internamente entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina. Os órgãos não informaram se há previsão de quando o diagnostico será confirmado.
O que é a mucormicose
A doença do "fungo preto" mata mais de 50% das pessoas que a contraem. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar