plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Por que o carapanã zumbe em nossos ouvidos? Saiba

Michael Riehle, professor de entomologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, explicou a motivação.

Imagem ilustrativa da notícia Por que o carapanã zumbe em nossos ouvidos? Saiba camera Divulgação/Freepik

Um dos segredos para uma vida saudável é ter boas noites de sono. Dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas. Uma noite de sono mal dormida pode aumentar a necessidade do corpo por insulina em até 30% de um dia para o outro. O ideal é dormir 8 horas por noite.

Mas, você já passou pela situação de estar dormindo e um mosquito começar a zumbir em seu ouvido e atrapalhar o seu sono? Muitas pessoas passam por essa situação, mas, por que os mosquitos gostam de zumbir em nossos ouvidos?

De acordo com informações do Canaltech, Michael Riehle, professor de entomologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, explicou que esse barulho nada mais é do que o som das asas batendo e vem, principalmente, das fêmeas. "O som não tem alcance muito alto, então você percebe mais quando eles estão voando perto de suas orelhas".

Os mosquitos machos costumam voar e beber o néctar das flores, Já as fêmeas, precisam encontrar uma refeição com sangue depois do acasalamento para ter energia suficiente para produzir os ovos. O professor de entomologia detalha que os mosquitos fêmeas são atraídos por uma "nuvem" de gás carbônico que liberamos de nossos pulmões pela boca ou pelo nariz, ou seja, na região da cabeça.

Isso não significa, no entanto, que a busca por sangue aconteça sempre acima do pescoço, pois eles também se interessam por pés, que contam com bactérias que exalam cheiros. Porém, é mais fácil ouvir os zumbidos quando estão próximos dos ouvidos.

O Portal Canaltech detalhou, ainda, que outro estudo diz ainda que os mosquitos fêmeas se atraem mais por pessoas que têm uma diversidade menor de bactérias na pele do que aqueles que tem muitas, e também que a preferência é por pessoas que usam roupas de cores mais escuras.

Quando o mosquito fêmea encontra um alvo, suas asas se batem cerca de 500 vezes por segundo em uma frequência de 450 a 500 hertz. O zumbido, que vem do bater de asas, também são atraentes para os machos que estão em busca de parceiras. Eles, inclusive, batem as asas com mais frequência que as fêmeas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias