Até a manhã da próxima terça-feira (15), três milhões de doses da vacina Janssen chegarão ao Brasil para reforçar o cronograma determinado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) aos estados brasileiros. A informação foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva no final da tarde deste sábado (12).

A compra, segundo o ministro, foi obtida com desconto de 25% em relação ao valor previamente acertado, o que significa uma economia de R$ 480 milhões. O pagamento por parte do Brasil, ressaltou Queiroga, só será feito para as doses que forem efetivamente aplicadas.

LEIA TAMBÉM: Duas seleções confirmam casos de Covid antes da Copa América

As 3 milhões de doses da vacina da Janssen virão de Baltimore, nos Estados Unidos, e serão distribuídas para aplicação apenas nas capitais, tendo em vista o curto prazo de validade dos imunizantes.

“A vacina da Janssen é um imunizante seguro, com eficácia comprovada de 85% de forma severa da doença, além de proteção completa contra hospitalização e óbitos provocados pela Covid-19”, garantiu Queiroga.

Jornalistas no grupo de vacinação

Durante a coletiva, Marcelo Queiroga afirmou também que foi submetida à Coordenação do Programa Nacional de Imunização uma proposta para que os jornalistas sejam considerados prioridade.

“Vocês são importantes, prestam informação à população. Nesse momento é fundamental que os brasileiros tenham uma boa condição sanitária, incluindo vocês da imprensa”, disse o ministro.

A decisão, entretanto, fica a critério da Câmara Técnica do PNI, que fará um levantamento prévio e tomará uma decisão com base em critérios epidemiológicos.

E MAIS:

+ Alexandre Garcia lucrou R$ 70 mil com fake news, diz Google

+ Bolsonaro é multado por não usar máscara em motociata 

Entrevista coletiva foi concedida no final da tarde deste sábado (12) Foto: Reprodução/Vídeo

MAIS ACESSADAS