A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen contra a covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC.
A aprovação ocorre após a publicação da informação de que doses previstas para este mês têm prazo de validade até dia o 27. Um lote de 3 milhões de doses estava previsto para chegar amanhã (15), mas foi adiado.
A decisão respondeu a um pedido da farmacêutica, subsidiária do grupo Johnson & Johnson, protocolado no dia 10 de junho. A Janssen possui autorização para uso em caráter emergencial no Brasil.
Anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último final de semana, durante coletiva de imprensa, as três milhões de doses da vacina da Janssen estavam previstas para chegar nesta terça-feira, alimentando junto as expectativas de brasileiros cada vez mais próximos da imunização.
+ Morto em emboscada um dos fazendeiros mais ricos do Pará
Essa expectativa trouxe, porém, um baita banho de água fria. Por meio de nota enviada ao UOL, o Ministério da Saúde afirmou que o lote não chegará amanhã, como estava previsto. A pasta alegou que “aguarda informação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda essa semana ao país em três remessas”.
Já a Janssen informou que segue dialogando com o Ministério da Saúde, além de demais autoridades, para “disponibilizar a vacina no país o quanto antes”, mas não especificou datas.
Em contrapartida, se a validade das vacinas da Janssen eram, inicialmente, datadas até o dia 27 de junho, o prazo agora foi prorrogado pela FDA para quatro meses. O lote que será enviado ao Brasil terá vencimento para 8 de agosto.
E MAIS: Açougueiro serial killer e canibal assume crimes brutais
Compra da vacina
Queiroga afirmou, durante a coletiva, que a compra foi obtida dos imunizantes com desconto de 25% em relação ao valor previamente acertado, o que significa uma economia de R$480 milhões. O pagamento por parte do Brasil, ressaltou, só será feito para as doses que forem efetivamente aplicadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar