Ter o serviço de fornecimento de energia elétrico totalmente cortado pode trazer uma série de prejuízos e transtornos para a população. Quem tem convivido com essa dificuldade são os milhares de moradores de várias cidades do Amapá. 

Na tarde desta quarta-feira (16), um novo apagão foi registrado em diversos municípios amapaenses, o que gerou diversas reclamações nas redes sociais. De acordo com a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), houve um "desligamento momentâneo" e que "a causa está sendo apurada podendo inclusive ser de natureza sistêmica sendo externa operação da LMTE, e o retorno foi automático". 

Esse é o 5º apagão total registrado no Amapá desde novembro do ano passado. O estado ficou 4 dias totalmente na "escuridão" e quase 20 dias com o fornecimento de energia bem precário. 

Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a falta de energia registrado hoje (16) "foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari". A distribuidora também disse que "já acionou o Operador Nacional do Sistema e está aguardando recuperação deste trecho para recompor os sistemas de distribuição". 

Nas redes sociais, o assunto ganhou repercussão:

ATENÇÃO! Acabo de receber a informação da falta de energia em diversos municípios do Amapá. Já estou em contato com os órgãos responsáveis buscando soluções IMEDIATAS além de cobrar a identificação das causas e responsabilização!

— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) June 16, 2021

2021 é um 2020.
Posso provar.
Ta faltando energia de novo no Amapá

— Novo Tiozão de 2050 (@DeyvsonGabriel) June 16, 2021

Mais um apagão no Amapá. A responsabilidade pelo novo apagão? A concessionária, empresa privada que em menos de um ano proporcionou 5 apagões no estado. E o mais interessante: está na pauta do Senado para ser votada hoje a privatização da Eletrobras. Precisa dizer mais nada, né?

— Renato Cortez (@renatocortezbr) June 16, 2021
Amapáa sofreu com apagões em 2020 e 2021. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS