plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ENERGIA

Votação da privatização da Eletrobras é adiada

Privatização de empresa pode gerar aumento no custo da energia para consumidores.

Imagem ilustrativa da notícia Votação da privatização da Eletrobras é adiada camera Senador Marcos Rogério (DEM-RO)´é responsável pelo relatório que trata a medida provisória da privatização da Eletrobras | Agência Senado

O Governo Federal está esperando arrecadar cerca de R$ 60 bilhões com a privatização da Eletrobras, porém a votação foi adiada. O Senado vai votar na medida provisória que viabiliza que isso ocorra. A Eletrobras é a maior empresa de geração e transmissão de energia do país.

Nesta quinta-feira (17), após os senadores recebem em mãos o relatório do senador Marcos Rogério (DEM-RO), os parlamentares poderão apresentar emendas e destaques.

Se o Plenário aprovar a MP com mudanças, ela vai precisar voltar para a Câmara dos Deputados.

Muitos senadores se disseram favoráveis à privatização da empresa. Porém, vale lembrar que os próprios parlamentares apontam o risco de um aumento no valor das conta de luz nos próximos anos e ameaças à soberania energética do país.

O senador Dário Berger (MDB-SC) destacou o controle dos reservatórios das usinas hidrelétricas, já que essas usinas são a maior parte da matriz energética do Brasil, a Eletrobras é responsável por um grande volume de recursos hídricos.

“Segundo o Código Brasileiro de Águas, antes de virar energia nas usinas hidrelétricas, a água tem outras três importantes funções: o abastecimento aos cidadãos, o abastecimento à agropecuária e o lazer. Ao conceder à iniciativa privada o controle sobre grandes usinas e reservatórios, poderemos ficar à mercê de

Senador Marcos Rogério (DEM-RO)´é responsável pelo relatório que trata a medida provisória da privatização da Eletrobras
📷 Senador Marcos Rogério (DEM-RO)´é responsável pelo relatório que trata a medida provisória da privatização da Eletrobras |Agência Senado

uma alteração dessa hierarquia no uso da nossa água, especialmente em períodos de estiagem”.

Se a MP for aprovada como propõe o relatório de por Marcos Rogério, o texto ainda terá de ser novamente votado na Câmara, o que também aumenta a corrida contra o tempo dos parlamentares favoráveis à desestatização da Eletrobras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias