A devoção a Nossa Senhora de Nazaré é muito forte em Belém, com o Círio de Nazaré, que ganha muitos devotos a cada ano. A fé é tanta que ultrapassa as barreiras do Estado, e nem mesmo um ato de violência é capaz de apagar a história de amor pela santa.
A força dessa devoção foi demonstrada pelo caso do rouba da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da paróquia Santa Luzia, localizada no bairro Cruz de Rebouças, em Igarassu, na região metropolitana de Recife (PE). As autoridades já investigam os responsáveis pelo delito, que entristeceu os fiéis da paróquia.
A história dos devotos com Nossa Senhora de Nazaré começou graças ao Círio em Belém. Sempre realizado no segundo domingo de outubro, a tradição chamou atenção de André Santiago, um devoto que levou para a comunidade a fé nazarena.
“Eu assisti pela televisão o Círio de Nazaré e decidi levar para o interior de Pernambuco a devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizada todo fim de outubro, com o Círio no último fim de semana do mês, mobilizando os fiéis”, afirma André.
A imagem, entretanto, foi roubada na última semana. Nada que impedisse a devoção dos fiéis.
“A imagem roubada foi esculpida em madeira e graças a uma campanha, a paróquia já conseguiu uma nova imagem que tem traços semelhantes que sai no Círio de Nazaré. Todo ano temos detalhes como novo manto e uma programação”, destaca André.
Através do padre da igreja, um boletim de ocorrência foi feito para investigar o delito e chegar aos envolvidos no roubo da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
CRIME NO PARÁ
No Pará já aconteceu um caso semelhante: nos anos 70, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Igreja Matriz Madre de Deus, em Vigia de Nazaré, foi roubada durante o Carnaval. O caso mobilizou toda a cidade por quatro dias, até ela ser encontrada próximo a entrada do município, que fica a 90 quilômetros de Belém.
Devido a pandemia da covid-19, o Círio de Nazaré não é realizado de forma tradicional desde 2019 e ainda não há definição sobre a festividade deste ano, em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar