plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÃO

Borba Gato: preso suspeito de participar de incêndio

A pessoa usou um caminhão para conduzir parte do grupo até o monumento e transportou pneus usados para alimentar o fogo

Imagem ilustrativa da notícia Borba Gato: preso suspeito de participar de incêndio camera Reprodução

O incêndio na estátua do bandeirante Borba Gato marca mais um momento da história brasileira. Quando sua autoria foi reivindicada pelo grupo Revolução Periférica, imediatamente dividiu-se as opiniões sobre suas motivações, ainda que os membros do grupo tenham afirmado que destruir a estátua seria uma resposta ao genocídio da população indígena cometido na época.

+ Vídeo: estátua é queimada em SP por homenagear genocida

Agora, mais uma atualização do caso: uma pessoa suspeita de ter participado do incêndio foi presa na madrugada desse domingo (25). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo por meio de nota. Equipes do 11º Distrito Policial de Santo Amaro identificaram o motorista que conduziu parte do grupo até o monumento e transportou os pneus usados para alimentar o fogo.

A placa do veículo foi adulterada e, segundo a pasta, as investigações continuam para identificar os demais autores

Essa não é a primeira vez que a estátua foi alvo de ataques. Em 2016, a estátua recebeu um banho de tinta. Na mesma ocasião, os responsáveis também pintaram o Monumento às Bandeiras, localizado em frente ao Parque do Ibirapuera.

O debate em torno da retirada de monumentos em São Paulo é antigo, mas se intensificou na esteira dos protestos contra o racismo que ocorreram em junho de 2020, após a morte do americano George Floyd.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias