plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
APAGÃO

Servidor do CNPq queima e milhares de dados somem

Em comunicado, o governo informou que não há prazo para retomada do sistema

Imagem ilustrativa da notícia Servidor do CNPq queima e milhares de dados somem camera Servidor do CNPq queima e milhares de dados acadêmicos desaparecem | Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC

Um apagão na plataforma Lattes fez com que o termo CNPq se tornasse um dos mais acessados nos sites de busca e redes sociais nesta terça-feira (27). Isso porque quem tentou se conectar à plataforma para acessar trabalhos acadêmicos enfrentou inúmeros problemas.

De acordo com publicações de professores e pesquisadores nas redes sociais, as pesquisas e os trabalhos estão ainda inacessíveis. Alguns procuraram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foram informados de que a plataforma Lattes estava fora do ar.

De acordo com o conselho, o motivo seria o servidor do CNPq que “queimou”. Além disso, o órgão teria alegado que não havia backup no sistema da plataforma e que ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados que teriam sido perdidos.

VEJA TAMBÉM!

“A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informa o Conselho .

“O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas”.

Em seguida, o comunicado afirma que “a prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias