Todos os dias mulheres saem de casa sem saber por quais provações irão passar, seja em um espaço público ou em locais fechados, com ou sem testemunhas com as quais poderiam contar. Como reunir forças, por exemplo, para lidar com um assediador, encará-lo de frente, levantar a voz e denunciá-lo para que não saia impune?
Esse gesto grandioso foi registrado por uma jovem, de 21 anos, que compartilhou um vídeo em suas redes sociais expondo um assediador e o expulsando de dentro de um ônibus no bairro Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu no dia 6 de agosto, mas viralizou recentemente na internet.
+ Professor acusado de estupro foi condenado por agredir aluno
“Aconteceu o que eu sabia que poderia acontecer. A gente que é mulher põe o pé pra fora de casa pensando em como não morrer, pensando em como não ser assediada e como não ser estuprada. A resposta é que não há como”, relata a jovem na publicação.
No vídeo a jovem inicialmente disfarça que iniciara a gravação para conseguir flagrar o assédio cometido por um homem que se cobria com uma mochila. Ela pergunta o que ele faz. Ele não responde. Ela insiste, mas não tem uma resposta. “Tua sorte é que eu não ando com a minha faca aqui hoje. É por isso que eu ando armada. Rala desse ônibus agora! Pode sair, seu filho da p*! Tá achando que eu tô brincando?”, dispara a jovem, reunindo toda a coragem que pôde.
Enquanto denunciava a situação, é possível perceber que, com exceção de uma única mulher que grita contra o acusado, ninguém mais havia feito o mesmo. “Ninguém me ajudou, ninguém fez nada. Uma mulher que estava até bem distante gritou, com quase 90% das pessoas presentes sendo homens, que na internet dizem ‘se eu tivesse lá mataria’. Justos os que não fazem NADA”, desabafou.
"Sempre seremos nós por nós. Num ato desse desses, criei a coragem que não sabia que tinha, dois minutos depois liguei pra minha mãe chorando e toda bravura esvaiu. Veio o vazio, a tristeza, a vulnerabilidade. Ajudem nossas mulheres, protejam nossas meninas", suplicou.
O ato de bravura da jovem reuniu diversos comentários de internautas solidários e que não mediram palavras para elogiar tal atitude. “Você foi corajosa! Que sirva de exemplo para meninas e mulheres nunca se calarem. Sinto muito que também tenha passado por isso. Se sinta abraçada e conte comigo!”, disse uma internauta. “Mulher corajosa! Forte por todas!”, acrescentou outra.
Atenção: as cenas a seguir podem ser difíceis de assistir e gerar gatilhos!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar