plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PROJETO DE LEI

Alexandre Frota alega insegurança e quer suspender Pix

Deputado apresentou um Projeto de Lei que determina a suspenção da modalidade imediatamente

Imagem ilustrativa da notícia Alexandre Frota alega insegurança e quer suspender Pix camera Alexandre Frota (PSDB-SP) | Reprodução

Você já recebeu ou passou um Pix? A tecnologia já se popularizou no Brasil e até caiu no gosto de muita gente. Mas algumas pessoas discordam e até ocorrências criminosas já aconteceram, utilizando a nova modalidade.

Na quinta-feira (30), o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) apresentou um projeto de lei que determina a bancos e instituições a suspensão imediata de operações via Pix. De acordo com o PL 3378/21, o serviço poderá ser reutilizado somente após regulamentação o Banco Central.

O PL também destaca que a regulamentação terá que “contemplar a segurança individual do cidadão”, e responsabilizar “bancos e instituições financeiras por transferências ilegais e criminosas”.

O parlamentar explica que a crescente onda de crimes com o uso da nova tecnologia de transferência de valores pede atenção da Câmara. "Os criminosos inovaram e agora sequestram pessoas, de forma rápida, para que façam transferências. O Poder Legislativo deve dar uma resposta imediata a esta nova modalidade criminosa", diz.

Há alguns meses, o Banco Central fez determinações para dar segurança aos usuários no uso do Pix. A última, anunciada na terça-feira (28), autoriza instituições financeiras, que suspeitarem de fraudes, a bloquearem recursos da conta do usuário recebedor por até 72 horas. Passa a valer a partir de 16 de novembro.

No final de agosto, o BC também determinou que, a partir de 4 de outubro, pessoas físicas só poderão transferir apenas R$ 1 mil entre 20h e 6h do dia seguinte. O cliente também poderá reduzir os valores de transferências diárias e noturnas na hora que quiser, através do aplicativo do banco.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias