Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
TENSÃO

Nova tempestade de areia assusta e causa prejuízos em SP

Pelo menos oito cidades foram atingidas pelo fenômeno que vem assustando desde o mês de setembro

terça-feira, 09/11/2021, 12:22 - Atualizado em 09/11/2021, 12:22 - Autor: Com informações de Último Segundo


Céu de uma das cidades com a coloração característica do fenômeno
Céu de uma das cidades com a coloração característica do fenômeno | Reprodução

Tempestades de areia ou tempestade de poeira é um dos fenômenos denominados litometeoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80% permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar

O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o fenômeno é, na realidade, uma nuvem de poeira levantada pela instabilidade climática.

Na última segunda-feira (8), cidades do interior de São Paulo voltaram a ser atingidas por nuvens de areia. Em pelo menos oito cidades das regiões de Bauru, Ourinhos e Marília ocorreram registros deste tipo de fenômeno. 

Este foi menos intenso do que os registrados em setembro e outubro deste ano. As informações são do site ultimo segundo. 

VEJA O VÍDEO!

  

Em Ourinhos, moradores do Recanto dos Pássaros registraram nuvens de poeira, com rajadas de vento, logo após chover na região. Já em Marília, uma densa camada de poeira foi vista próximo da Rodovia do Contorno e em bairros da zona norte.

Em Taquarituba, pelo menos dez árvores caíram e casas ficaram destelhadas após a tempestade.

Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, a cidade registrou ventos de até 60 km por hora na tarde de segunda.


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS