plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COP26

Pará busca parcerias internacionais para apoiar o PEAA

O Pará almeja reorientar o seu modelo de desenvolvimento socioeconômico através da construção de uma Estratégia Estadual de Bioeconomia pautada pelo princípio das soluções baseadas na natureza

Imagem ilustrativa da notícia Pará busca parcerias internacionais para apoiar o PEAA camera Agência Pará

O Governo do Pará, representado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), apresentou seus planos de corte de emissões de carbono até 2030, para o Ministério de Relações Exteriores da França. O encontro teve o objetivo de buscar parcerias e possibilidades de financiamento para o Plano Amazônia Agora e a Estratégia de Bioeconomia do Pará.

“O que eles gostaram mais foi do eixo de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono e parte de regularização, que são duas áreas que podem ter bastante apoio. Esse primeiro encontro oportunizou a construção de parcerias e possibilidades de financiamento para a escalabilidade dessas ações”, ressaltou a diretora de Mudanças Climáticas, Bioeconomia e Serviços Ambientais da Semas, Camille Bemerguy.

O Pará almeja reorientar o seu modelo de desenvolvimento socioeconômico através da construção de uma Estratégia Estadual de Bioeconomia pautada pelo princípio das soluções baseadas na natureza e ancorada na Política Estadual de Mudanças Climáticas e no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), com vistas ao desenvolvimento de atividades geradoras de receita fundamentadas nos pressupostos conceituais de bioeconomia. O PEAA é o compromisso do Estado do Pará com desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono, que traz a mudança de paradigma de produção com a valorização da economia florestal e promoção da produção sustentável como contribuição ao alcance das suas ambiciosas metas climáticas.

“Os países europeus em geral sabem da importância da biodiversidade Amazônica, a qual o Pará possui uma vasta extensão e, portanto, sempre se colocam a disposição pra apoiar ações de desenvolvimento da economia a partir dos ativos Ambientais”, disse o secretário Raul Protázio, Adjunto de Clima, Recursos Hídricos e Bioeconomia.

Participaram da reunião, Stephane Pailler, Diretor de Clima e Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores da França; Herbert Lust, Vice-Presidente da Conservation International Europa; Kiryssa Kasprzyk, Conservation International - Estados Unidos.

Institute (OSEPI). Durante a reunião, o Pará apresentou o Plano de Recuperação Verde e o Plano Amazônia Agora, com ênfase na Estratégia de Bioeconomia e criação de um PIB Verde.

"O estado pretende construir, a partir de um levantamento profundo de dados, qual é o real valor que as cadeias produtivas da bioeconomia têm no estado do Pará atualmente, e o quanto de riqueza elas geram em cada cadeia produtiva e em cada região do estado. A partir dessa identificação, desta publicação, que pretendemos que seja anual, iremos ter como meta o incremento, o aumento deste PIB da economia a partir das ações do governo do estado no Amazônia Agora e de parcerias público/privadas", reforçou o titular da Semas.

Nos próximos dias, as agendas seguem com reuniões bilaterais com setor privado para buscar apoiadores para programas e projetos de combate ao desmatamento ilegal e desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias