Uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está relacionada ao pagamento do 13º salário do Bolsa Família. Os beneficiários do programa ficaram sem receber o valor no ano passado e, ao que tudo indica, o mesmo deve se repetir neste ano.
Eleições OAB-PA 2021: confira as propostas das chapas
Em 2019, os beneficiários do programa receberam o abono como parte da Medida Provisória 898/1, que determinava o pagamento apenas em dezembro daquele ano. Porém, durante a aprovação da MP, o relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), propôs que o pagamento do 13º fosse feito durante todos os anos. A proposta também foi estendida para quem recebia o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No ano passado, Bolsonaro culpou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelo não pagamento do benefício extra. “Você está reclamando do 13º do Bolsa Família, que não teve. Sabia que não teve este ano? Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Mas o presidente da Câmara deixou caducar a MP“, disse ele em uma live no Facebook.
Enem: 11 erros de português clássicos para evitar na redação
Na época, Maia declarou que o presidente era "mentiroso" e rebateu as acusações de Bolsonaro. "Ontem, fiquei muito irritado porque nunca imaginei que em um País como o Brasil um presidente da República pudesse, de forma mentirosa, tentar comprometer a imagem do presidente da Câmara ou de qualquer cidadão brasileiro”, afirmou durante um discurso em plenário.
Já nesta ano, o Bolsa Família foi extinto e deu lugar ao Auxílio Brasil. Com todas as mudanças, ainda são muitas as incertezas sobre o recebimento do 13º dos beneficiários e, até o momento, o governo não se pronunciou sobre o assunto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar