Hoje é o dia da Consciência Negra, e essa edição é especial, pois faz uma homenagem a nossa ancestralidade e cultura afrobrasileira.
Estou falando do mais importante e significativo projeto de passarela preta da Bahia e do Brasil: o Afro Fashion Day 2021 que chega a sua 7ª edição nesse ano, tendo como tema o movimento da cultura Black Power - que em português significa "poder negro" abrangendo e simbolizando a libertação de padrões eurocêntricos de beleza, ganhando os holofotes e a passarela, transmitindo esta mensagem através não só da estética dos penteados, como também dos looks.
De acordo com o curador e produtor de moda Fagner Bispo, o penteado Black Power vai muito além da estética, pois carrega importância afirmativa para as pessoas negras, é também considerada uma forma de resistência e identidade de um povo que teve seus traços físicos, como o cabelo crespo, colocados como o oposto do que seria considerado belo. “A pauta voltou à tona durante o Big Brother Brasil 21, quando o participante João tornou pública a insatisfação com um comentário feito por outro membro do programa, sobre seu cabelo”, explica.
Quanto aos looks, foram idealizados por 38 marcas de roupas e acessórios personalizados e criativos, sendo que 05 são inéditas no AFD. Vale ressaltar que apresentação foi dividida em cinco blocos: Black Panther, Black Is Beautiful, Black Boti, Black Brilho e Black Bahia. E as marcas, estilistas e designers participantes, incluindo os estreantes, são: Abanto; Adriana Meira; Ateliê Casalinda; Balbina; Black Atitude; By Aninha; Carol Barreto; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Criollo; Crioula; Filipe Dias; Gefferson Vila Nova; Incid; Jeferson Ribeiro; Katuka Africanidades; Liga Transforma; Lindner Marques Studio; Lourrani Baas; Lu Samarato; Marc Bell Ethnic Revival; Mario Farias; MB Conceito; Meninos Rei; Mônica Anjos; N Black; Negrif; Nós Macramê; Oroomin; Porto; Preta Brasil; Regina Navarro Bellaoyá; Rey Vilas Boas; Sillas Filgueira; Siverino Oju; Soudam; Tábompravocê Acessórios e Ziê. Todas são baianas, exceto Marc Bell Ethnic Revival, do estilista Marc Bell, que é franco-camaronês e participa pelo terceiro ano do evento. Os calçados são das marcas apoiadoras.
Quem quiser assistir, o evento será apresentado hoje, às 18hs, em formato on-line, devido às restrições impostas pela pandemia, nas redes sociais do jornal Correio e o site www.correio24horas.com.br/afrofashionday.
O desfile filmado foi gravado na Estação de Metrô Campo da Pólvora da CRR Metrô Bahia, a produção envolveu 47 modelos - sendo 38 deles de agências e bookers; a modelo Dandara, e 08 novos talentos escolhidos pelo público e um júri técnico - através seletivas no Tik Tok. O AFD tem a missão de levar profissionais e jovens que sonham desfilar nas passarelas, engajando marcas baianas, modelos pretos e alçando marcas históricas com o fashion film para maior representatividade e empoderamento negro na moda do nosso país.....portanto, aproveite a vibe do axé que está no ar, solte o som, cante e dance para relaxar nesse sabado... e aguarde, pois o evento promete ao publico imagens inspiradoras... E como diz a canção de Ivete Sangalo "Muito Obrigado Axé! "
🎶 Isso é pra te levar no Ilê
Pra te lembrar do Badauê
Pra te lembrar de lá
Isso é pra te levar no meu terreiro
Pra te levar no Candomblé
Pra te levar no altar
Isso é pra te levar na fé
pois Deus é brasileiro
Muito obrigado Axé...🎶
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar