Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
ELEIÇÕES 2022

Lula vence todos os oponentes em nova pesquisa

O Genial/Quaest apontou ainda que o índice de reprovação do governo de Bolsonaro é de 50% e ele perderia para qualquer adversário se as eleições fossem hoje.

quarta-feira, 08/12/2021, 10:09 - Atualizado em 08/12/2021, 10:09 - Autor: Denilson d'Almeida

Google News

Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência
Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência | Reprodução

Pouco a pouco, o cenário da disputa à presidência da República ganha forma, mas varia conforme a possível entrada de candidatos ao cargo. O quadro pode mudar até o segundo semestre de 2022, quando serão realizadas as eleições. Por enquanto, o ex-presidente Lula (PT) está à frente na preferência do eleitorado brasileiro, segundo a pesquisa da Genial/Quaest, que ouviu 2.037 eleitores de todas as regiões do país, entre os dias 2 a 5 de dezembro. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), se tentasse a reeleição, hoje, perderia para qualquer concorrente no 2º turno.

 

Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência
Lula venceria em qualquer cenário da disputa pela presidência | Reprodução
 

A pesquisa simulou vários cenários. Em um deles, considerou sete pré-candidatos no 1º turno. Neste, Luiz Inácio Lula da Silva vence com 46% dos votos. Bolsonaro teria a metade da média alcançada por Lula, 23%, e fica em segundo lugar. Sérgio Moro (Podemos) viria em terceiro lugar, com 10% da preferência do eleitorado. Ciro Gomes (PDT) aparece em quarto lugar, com 5%, e João Dória (PSDB) em quinto, com 2%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D'Ávila (Novo) tem apenas 1% da preferência dos eleitores.

O Genial/Quaest ressaltou que o índice de confiança da pesquisa é de 95% e os eleitores ouvidos, são residentes de 120 cidades brasileiras.

Num segundo cenário levantado pelo instituto, que desconsidera a presença de Doria, Pacheco e D’Ávila, Lula alcança 47% das intenções de voto. Bolsonaro tem 24%, Moro 11% e  Ciro 7%.

Dória vence prévias do PSDB e vai disputar presidência

O terceiro cenário não inclui Doria, Moro e D’Ávila. Neste o ex-presidente Lula apresenta um melhor desempenho nas pesquisas, com 48% das intenções de voto - mais que o dobro do que recebe Bolsonaro que chegaria a 27%. Ciro 8%, e Pacheco 2%.

Num quarto cenário - sem Moro, Pacheco e D’Ávila - Lula apresenta 47% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 27%. Ciro alcança 7% das intenções e João Doria, apenas 5%.

2º turno

Se as eleições fossem hoje, Lula venceria qualquer um de seus adversários no pleito. Numa disputa com Bolsonaro, o ex-presidente teria 55% dos votos. Jair 31%.

Num segundo turno entre Lula  e o ex-juiz Sérgio Moro, o petista venceria com 53% da preferência dos eleitores. Moro alcançaria 29%.

Bolsonaro se filia ao PL, volta ao centrão e ataca Moro

Se Lula e Ciro se enfrentassem, hoje, num segundo turno, o ex-presidente tem 54% das intenções, e Ciro 21%.

Num segundo turno entre Lula e Dória, o psdebista alcança apenas 14% das intenções de voto e Lula teria uma vitória esmagadora com 57% dos votos.

Se Pacheco e Lula fossem para o segundo turno, o ex-presidente teria 58% e Pacheco 13%.

Moro vence Bolsonaro, mas perde para Lula no 2º turno

Reprovação

A pesquisa ainda avaliou o índice de reprovação do governo Bolsonaro que, em novembro, chegou a 50% dos eleitores brasileiros. A aprovação foi de 21%.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS