plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Saiba por que hoje é feriado em algumas cidades do Brasil

Segundo a igreja católica, a devoção à Nossa Senhora da Conceição é festejada desde 8 de dezembro de 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba por que hoje é feriado em algumas cidades do Brasil camera No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação com Nossa Senhora Aparecida. | Reprodução/Wikimedia

Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica na qual a celebração litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras tem feriado. Como é o caso de cidade como Belém (PA), Salvador (BA), Teresina (PI), Recife (PE), Aracaju (SE), Campinas (SP) e outras.

A santa também é padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Assim como também é a padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação com Nossa Senhora Aparecida. Já que a imagem da futura padroeira do Brasil é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. É por isso que a data é tão importante no país.

Calendário: Auxílio Brasil de R$ 400 será pago na sexta (10)

Igeprev: cerca de15 mil servidores podem perder benefício

As Nossas Senhoras e a Imaculada Conceição

Para entender Nossa Senhora da Conceição deve-se compreender o que é o conceito de "Nossa Senhora" dentro da igreja católica. De acordo com a igreja, todas as "nossas senhoras" se referem a Maria, mãe de Jesus. Já os títulos fazem referência a manifestações da Virgem Maria em locais específicos - como por exemplo, os casos de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida - ou episódios específicos, como acontece com Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora da Conceição está no segundo grupo.

Sobre a padroeira de Portugal, o título faz referência à Imaculada Conceição, um dogma cristão que afirma que a Virgem Maria teria sido preservada do pecado.

"A questão da Imaculada Conceição é que Maria, em vista da encarnação de Cristo, foi preservada pelo Pai, de corpo e alma, da mancha do pecado original. Cristo não poderia ser gerado no ventre da Virgem Maria se houvesse pecado. Por isso, imaculada", explica Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

De acordo com o professor da PUC-SP, o "pecado original"? não há nenhuma relação com sexo.

"Na Bíblia, não tem nada a ver com o sexo, mas o ser humano querer ser como Deus. E essa é a mensagem do mal, representado pelo simbolismo da serpente. O fruto, inclusive, não é confirmado que é uma maçã. A serpente é a imagem da esperteza humana. A raiz do pecado original é o homem querer ser seu próprio Deus", conta.

Ainda segundo o padre Cosme Damião Sobrinho, sobre onde entra a virgindade de Maria, esta é outra questão dentro da igreja católica, independente da preservação da mãe de Jesus do pecado original de querer ser como Deus.

"Maria foi preservada da mancha do pecado original antes de ela nascer. Cristo preservou Maria. Ela não tinha consciência disso. Nós entendemos, à luz da fé, que ela teve de ser preservada do pecado, já que Deus não coabita em pecado. Quando falamos de virgindade perpétua, falamos de um conceito amplíssimo de virgindade. É a total consagração de Maria a Cristo, por isso a renúncia a tudo", diz.

Festa da santa teve início no século 15

Segundo a igreja católica, a devoção à Nossa Senhora da Conceição é festejada desde 8 de dezembro de 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV.

A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira.

"Conceição era padroeira do reino de Portugal. Por isso chegou no Brasil com uma devoção tão forte. É padroeira de toda a lusofonia. Mesmo a imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se "transformou" pela devoção popular", afirma padre Sobrinho.

Oração a Nossa Senhora da Conceição

Conheça a oração à Nossa Senhora da Conceição:

Santa Maria,

Rainha dos céus,

Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,

Senhora do mundo,

que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;

Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado

e alcançai-me de Vosso amado Filho

o perdão de todos os meus pecados,

para que eu, que agora venero com devoção

a Vossa santa e Imaculada Conceição,

mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.

Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,

que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.

Amém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias