
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) gerou polêmica nas redes sociais ao abrir as inscrições para um curso de extensão intitulado "A Construção do Reino de Deus". De acordo com a instituição, são 220 vagas ofertadas e uma carga horária de 30 horas e as atividades são feitas em seminários.
As inscrições estão disponíveis no portal da UFRN, que traz a "Lista de Cursos e Eventos de Extensão com Períodos de Inscrição Abertos". Foi o terceiro curso, desde 2019, que trata do "reino de Deus" como um dos temas principais.
De acordo com a plataforma, os seminários foram conduzidos quinzenalmente, às segundas e quartas de cada mês. O início do curso ocorreu em junho e encerrará no dia 15 de desse mês. A extensão é uma das das funções sociais da universidade e o objetivo é realizar projetos, eventos e cursos, entre outros que levem o conhecimento da academia aos alunos. Como qualquer atividade acadêmica, os cursos valem como carga horária para os participantes.
Em nota, a UFRN alegou que o curso atenderia ao "pluralismo de ideias":
"1. A Constituição Federal, no seu artigo 206, estabelece que o ensino será ministrado com base nos princípios da 'liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber", além do "pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas'. 2. O evento foi aprovado pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e está inserido no contexto da disciplina optativa 'Medicina, Saúde e Espiritualidade", disse a nota.
De acordo com a ementa do curso, como a universidade tem "vocação institucional da busca do conhecimento em qualquer vertente", a ideia é que um dos "conhecimentos mais significativos para a humanidade, foi aquele trazido por Jesus".
"[Ele] se dizia filho de Deus e comprovava isso com a produção de fenômenos que estavam acima da capacidade humana do seu tempo e até os dias atuais, conforme relatos aceitos majoritariamente pela maioria das pessoas que é informada", diz a descrição.
Leia também!
- Fies: aberto prazo para adesão de mantenedoras
- Entenda as línguas usadas por Michelle Bolsonaro
- Conceição: escritor paraense de fora da ABL foi 'burrice'
Segundo a ementa, a ideia faz parte de um conceito da "disciplina opcional, 'Medicina, Saúde e Espiritualidade (MSE)', oferecida pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de aprofundar o conhecimento da proposta da construção do Reino de Deus, para verificar sua aplicabilidade no meio social, com a contribuição de várias fontes de saber que sintonizam com a proposta".
O tema acadêmico dividiu opiniões dos internautas nas redes sociais:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar