Que a vacinação contra a covid-19 é fundamental para garantir a saúde e segurança de todos, isso a maioria dos brasileiros já sabe. Porém, em meio a tantas certezas sobre a eficácia dos imunizastes contra a doença, ainda há quem resista e prefira se colocar em risco e, automaticamente, a vida de outras pessoas. Apesar do avanço da vacinação no Brasil, uma triste pesquisa trouxe à tona uma grande preocupação.
Hemopa faz campanha contra queda de estoque
Os estados da Amazônia são os que mais sofrem com as menores taxas de imunização. Apesar da oferta de vacinas, muita gente não tem ido em busca dos imunizastes, o que tem causado o estrago de muitas doses de imunizante. Para tentar conter o desperdício, alguns governos estão pedindo a suspensão de envio de novas doses por não ter mais onde acomoda-las.
O principal obstáculo nessas localidades é o negacionismo. Para conter esse tipo de pensamento, que só prejudica o controle do coronavírus, diversas Secretarias de Saúde estão montando estratégias para tentar convencer a população a tomar a vacina.
No país, os sete estados que possuem as menores taxas de vacinação completa são da Amazônia. O Pará está entre os cinco que sequer atingiram metade da população vacinada, mesmo com todos os esforços que o governo vem fazendo para conscientizar os paraenses sobre a importância dos imunizastes, acompanhado do Acre, Amapá, Maranhão e Roraima.
Ananindeua: vacinação antirrábica é aplicada neste sábado
Uma força-tarefa tem sido feita pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e secretarias de estados e municípios, para ampliar a cobertura vacinal com as doses já disponíveis.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar