A rotina universitária, geralmente marcada por encontros nos corredores, debates acadêmicos e o vai e vem nos dormitórios estudantis, foi abruptamente interrompida por sons que nada tinham a ver com o ambiente de formação e esperança que caracteriza o ensino superior. Em vez de conversas e risadas, tiros ecoaram na noite, instaurando medo, incerteza e silêncio em um campus que carrega história e significado para milhares de estudantes afro-americanos.
Um tiroteio registrado na última quinta-feira (12), por volta das 21h15 (23h15 em Brasília), dentro de um dos dormitórios da Universidade Estadual da Carolina do Sul, em Orangeburg, deixou ao menos duas pessoas mortas e uma ferida. A instituição, reconhecida como historicamente negra, entrou imediatamente em lockdown, enquanto equipes de segurança e forças policiais iniciaram as investigações.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Autora do ataque a tiros em escola no Canadá é identificada
- Suspeita matou mãe e irmão antes de atacar escola no Canadá
- VÍDEO: FBI divulga imagens do suspeito de sequestrar mãe de jornalista
Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre o possível atirador nem esclareceram as circunstâncias do crime. Os nomes das vítimas também não foram tornados públicos. O episódio reacende a preocupação da comunidade acadêmica, já que, em outubro, outro tiroteio no mesmo dormitório resultou na morte de uma pessoa, segundo a ABC News.
Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
As aulas desta sexta-feira (13) foram canceladas. O campus permanece isolado, com a presença reforçada de agentes da segurança universitária, do Departamento de Segurança Pública da cidade e do escritório do Xerife de Orangeburg.
UNIVERSIDADE HISTORICAMENTE NEGRA
Fundada em 1896, a Universidade Estadual da Carolina do Sul é uma instituição pública com forte tradição na formação de estudantes afro-americanos. Localizada a cerca de 80 quilômetros ao sul de Columbia, capital do estado, atende mais de 3 mil alunos, oferecendo cursos de graduação e mestrado em diversas áreas, além de doutorado em Liderança Educacional. Seus programas estão distribuídos entre as faculdades de Administração e Ciências Aplicadas, Educação, Humanidades e Ciências Sociais, e Ciências, Matemática e Tecnologia da Engenharia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar