A situação de emergência nos municípios atingidos pelo ciclone tropical que se formou no oceano Atlântico preocupa as autoridades diante das chuvas constantes e dos desabamentos registrados, reações que já desabrigaram milhares nas regiões do nordeste e sudeste do país.

Inicialmente, tinha-se conhecimento de que 30 municípios do estado da Bahia foram atingidos, mas a situação se agravou também para as cidades de Minas Gerais, que tem ficado sem acesso a socorro por terra, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Já são 30 cidades da Bahia afetadas gravemente por ciclone

Acredita-se que as tempestades permaneçam neste final de semana, 11 e 12 de dezembro, o que motivou o Governo Federal a reconhecer a situação de emergência nas cidades atingidas. Em um comunicado feito nas redes sociais, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que enviou equipes da Defesa Civil para fortalecer o atendimento nos locais atingidos pelas fortes chuvas.

TEMPO | Dramática a situação no Sul de Bahia após chuva de quase 500 mm. Municípios da região enfrentam inundação catastrófica descrita pelos moradores como sem precedentes.

👉🏽 Saiba mais em https://t.co/9PsOXlGirH#SOSNovaAlegria #SOSitamaraju#SOSJucuruçu pic.twitter.com/4BquBht0CK

— MetSul.com (@metsul) December 9, 2021

"A Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas", diz na publicação.

Mais de 30 municípios sentiram os fortes efeitos de um ciclone tropical que se formou Foto: Imprensa/MG

MAIS ACESSADAS