plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PARECE COVID, MAS NÃO É

Surto: o que se sabe sobre a nova cepa da gripe Influenza?

Vírus é resistente às vacinas desenvolvidas até o momento

Imagem ilustrativa da notícia Surto: o que se sabe sobre a nova cepa da gripe Influenza? camera Nova cepa de influenza transita no Brasil | Reprodução

Algumas cidades brasileiras, entre as quais São Paulo, enfrentam um surto do vírus influenza A H3N2, vírus também conhecido como gripe.

Surto de gripe na UPA da Marambaia coloca Belém em alerta

A situação, dramática em alguns Estados, era inesperada por autoridades de ambos os locais, dado que o mês de dezembro não é conhecido por apresentar um pico no número de casos.

"Em função da grande circulação diária de passageiros entre os principais centros urbanos do País, especialmente a partir de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, doenças infecciosas e, particularmente, vírus respiratórios têm uma facilidade muito grande de pular de um local para outro rapidamente", afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe da Fiocruz.

Como a covid-19 centrou todas as atenções dos especialistas, desde o início da pandemia o acompanhamento da gripe influenza perdeu o controle rigoroso. Praticamente não foram registrados casos de gripe no ano retrasado. A partir do segundo semestre de 2021, no entanto, com o avanço da vacinação contra a covid, outros vírus respiratórios começaram a reaparecer. Foi o que ocorreu com o sincicial, o bocavírus e, finalmente, o influenza no mês passado.

Informações divulgadas pela BBC na última semana mostram que, até o momento, tudo indica que a nova cepa de influenza que transita no Brasil veio do Hemisfério Norte -- região que passa atualmente pelo inverno. A informação é confirmada pelo fato de que a cepa daqui é a mesma presente na Europa e nos Estados Unidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias