plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESMATAMENTO

Amazônia perdeu área sete vezes a cidade de São Paulo 

Apenas em novembro, foram 480 km² desmatados na região da Amazônia Legal

Imagem ilustrativa da notícia Amazônia perdeu área sete vezes a cidade de São Paulo  camera Arquivo/ Agência Brasil

O desmatamento provoca a morte de diversos animais e põe fim em diferentes tipos de vegetação. Com o desmatamento, o solo fica mais exposto a agentes erosivos que o degradam lentamente, como a água das chuvas e dos rios.

Dados divulgados na última segunda-feira (20) pelo Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon apontam que a Amazônia Legal perdeu 10.222 km² de floresta entre janeiro e novembro de 2021, o equivalente a sete vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Este é o maior acumulado dos últimos 10 anos para o período.Apenas em novembro, foram 480 km² desmatados na região, a segunda pior taxa para o mês em dez anos.

LEIA TAMBÉM:

Olavo de Carvalho desabafa e diz que foi usado por Bolsonaro

Cerca de 54% do desmatamento mensal, está concentrada em uma categoria chamada pelo Imazon de "áreas privadas ou terras públicas sob diversos estágios de posse", que compreendem: terras públicas não destinadas; terras públicas inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR); imóveis privados cadastrados no Incra. Elas não estão indiscriminadas no levantamento.

Agora, dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) obtidos pela BBC News Brasil mostram que 54% do desmatamento registrado entre janeiro e outubro de 2021 ocorreram somente em terras públicas da Amazônia, sendo 32% em terras públicas não destinadas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias