Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
FIQUE ATENTO!

Calendário do PIS/Pasep 2022 será definido em breve

Uma reunião do Codefat deve decidir sobre as datas de pagamento.

terça-feira, 04/01/2022, 12:59 - Atualizado em 04/01/2022, 12:59 - Autor: Com informações Diário do Nordeste


Desde o adiamento, o abono tem sido bastante aguardado pelos trabalhadores.
Desde o adiamento, o abono tem sido bastante aguardado pelos trabalhadores. | Shutterstock

Atenção, trabalhador, se você tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep e está ansioso pela divulgação do calendário de pagamentos 2022 do benefício, que foi adiado no ano passado, fique atento.

As datas de pagamento só serão definidas na próxima reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O Diário do Nordeste procurou o Ministério do Trabalho e Emprego, ao qual o Codefat é vinculado, para saber quando ocorrerá a publicação do calendário. 

Leia também:

Novo pagamento de bolsas a estudantes inicia amanhã

Comandante da Marinha usa avião da FAB para viajar no natal

Através de nota, o Ministério respondeu que "conforme aprovado na Resolução Codefat 896 de 23 de março de 2021, o calendário será submetido à aprovação do Conselho em janeiro de 2022. A reunião deve ocorrer em breve".

Quando começam os pagamentos do PIS/PASEP?

Em janeiro de 2022. Os dias de pagamentos ainda serão definidos pelo Codefat.

Quem tem direito?

O trabalhador que recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada (CLT) e que trabalhou por, pelo menos, 30 dias, no ano anterior ao pagamento. É preciso também estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos, com informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Qual é o valor?

No máximo, trabalhador pode receber um salário mínimo, hoje ajustado para R$ 1.212. Caso o beneficiário não tenha exercido atividade por 12 meses, é paga uma quantia proporcional ao período trabalhado.

Onde sacar?

O abono do PIS pode ser recebido em qualquer agência da Caixa, com apresentação de documento de identificação com foto. Com o Cartão do Cidadão, o dinheiro pode ser sacado em caixas eletrônicos e lotéricas.

Já o Pasep, benefício oferecido aos servidores públicos, deve ser sacado em uma agência do Banco do Brasil, com a apresentação de um documento de identificação.

Qual a diferença entre PIS E PASEP?

No caso do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, os calendários cumprem o mês de nascimento dos beneficiários. Já o Pasep, pago a servidores públicos, é usado o número final da inscrição.

As entidades pagadoras também são diferente, pela Caixa será pago o PIS e  através do Banco do Brasil, o Pasep.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Acesse o portal Meu INSS

Entrar com gov.br;

Digite o CPF e clique em Continuar;

Insira a senha;

Na página inicial, clique em “Meu cadastro” e veja o número do PIS

O que é que faz o CODEFAT?

É um órgão colegiado, de caráter tripartite e paritário, criado em 1990, e composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo. O órgão atua como gestor do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Entre as atribuições estão elaborar diretrizes para programas e para alocação de recursos, assim acompanhar e avaliar seu impacto social e propor o aperfeiçoamento da legislação referente às políticas.

O CODEFAT atua também no controle social da execução destas políticas, no qual estão as competências de análise das contas do Fundo, dos relatórios dos executores dos programas apoiados, bem como de fiscalização da administração do FAT.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS