plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

Gripou? Saiba quanto tempo ficar em isolamento

Os sintomas da gripe e covid-19 são semelhantes, e podem ser confundidos com facilidade, somente um teste de PCR pode diferenciar os patógenos.

Imagem ilustrativa da notícia Gripou? Saiba quanto tempo ficar em isolamento camera A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal, os sintomas são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo. | Divulgação/Freepik

A síndrome gripal que se espalhou por Belém e outras capitais tem deixado bastante gente preocupada, principalmente por causa dos sintomas fortes apresentados por diversos pacientes.

Desde dezembro, além da Covid-19, vivemos outro surto de vírus respiratório, o da gripe causada pelo vírus influenza. Mas fique atento! Os sintomas das duas doenças são semelhantes, e podem ser confundidos com facilidade, e somente um teste de PCR pode diferenciar os patógenos.

Leia também:

População segue ignorando aumento de casos de Covid-19

Governo define calendário do PIS/Pasep 2022; confira!

No entanto, assim como a infecção causada pelo coronavírus, o influenza é transmitido pelo ar e o paciente deve ficar isolado para evitar contaminar outras pessoas. Ao Metrópoles, o clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Norte e Gama, explicou que o período de quarentena deve ser avaliado caso a caso.

Segundo ele, quem tem sintomas leves, sem sinal de gravidade, deve ficar isolado por três dias. Caso tenha febre, pode deixar a quarentena 24h após o desaparecimento desse sintoma, Já pacientes mais graves, que estejam internados ou que apresentam sinais de gravidade, devem ficar isolados por pelo menos sete dias.

A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal – o perigo maior é para idosos, crianças e pessoas com problemas no sistema imunológico. Os sintomas da gripe são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo.

A condição pode provocar desconfortos e alguns cuidados específicos, como fazer gargarejos com água morna e sal ou usar uma bolsa de água quente nos músculos, ajudam a aliviá-los. Além de manter o repouso, é importante reforçar a hidratação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias