Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
FIQUE ATENTO!

Gripou? Saiba quanto tempo ficar em isolamento

Os sintomas da gripe e covid-19 são semelhantes, e podem ser confundidos com facilidade, somente um teste de PCR pode diferenciar os patógenos.

quinta-feira, 06/01/2022, 13:17 - Atualizado em 06/01/2022, 13:17 - Autor: Com informações Metrópoles


A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal, os sintomas são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo.
A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal, os sintomas são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo. | Divulgação/Freepik

A síndrome gripal que se espalhou por Belém e outras capitais tem deixado bastante gente preocupada, principalmente por causa dos sintomas fortes apresentados por diversos pacientes. 

Desde dezembro, além da Covid-19, vivemos outro surto de vírus respiratório, o da gripe causada pelo vírus influenza. Mas fique atento! Os sintomas das duas doenças são semelhantes, e podem ser confundidos com facilidade, e somente um teste de PCR pode diferenciar os patógenos.

Leia também:

População segue ignorando aumento de casos de Covid-19

Governo define calendário do PIS/Pasep 2022; confira!

No entanto, assim como a infecção causada pelo coronavírus, o influenza é transmitido pelo ar e o paciente deve ficar isolado para evitar contaminar outras pessoas. Ao Metrópoles, o clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica do Hospital Santa Lúcia Norte e Gama, explicou que o período de quarentena deve ser avaliado caso a caso.

Segundo ele, quem tem sintomas leves, sem sinal de gravidade, deve ficar isolado por três dias. Caso tenha febre, pode deixar a quarentena 24h após o desaparecimento desse sintoma, Já pacientes mais graves, que estejam internados ou que apresentam sinais de gravidade, devem ficar isolados por pelo menos sete dias.

A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal – o perigo maior é para idosos, crianças e pessoas com problemas no sistema imunológico. Os sintomas da gripe são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo.

A condição pode provocar desconfortos e alguns cuidados específicos, como fazer gargarejos com água morna e sal ou usar uma bolsa de água quente nos músculos, ajudam a aliviá-los. Além de manter o repouso, é importante reforçar a hidratação.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS