plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FANFARRÃO

Coach põe 32 pessoas em risco e deixa bombeiros indignados

Bombeiros precisaram resgatar 32 pessoas em 'expedição' organizada por coach no Pico dos Marins. Sem conhecimento técnico e sem estrutura, o coach vendia a ideia de que os obstáculos físicos não passavam de 'barreira emocional'.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Coach põe 32 pessoas em risco e deixa bombeiros indignados camera O "coach" | Reprodução Instagram

O coach Pablo Marçal tem 2 milhões de seguidores no Instagram e aproveita todo esse público para se apresentar como um homem capaz de ensinar os caminhos para uma vida "bem-sucedida". Em seu mais novo curso, ele decidiu levar um grupo de admiradores, formado por 67 pessoas, para escalar uma montanha. Tudo era uma espécie de treinamento para “subir na vida”.

O destino era o Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira em São Paulo, com 2.420 metros acima do nível do mar. No entanto, o grupo ignorou o estado de alerta decretado pela Defesa Civil que apontava para fortes chuvas e tempestade e, sob o comanda de Pablo, seguiu rumo ao pico.

No Instagram, Marçal compartilhou vídeos que mostram as pessoas relatando cansaço, frio e querendo desistir da “expedição” enquanto eram convencidas por ele de que a circunstância “era uma chance de crescimento” e que era preciso “vencer os medos”.

Em determinado momento da ‘jornada’, parte do grupo desistiu da subida por conta do mau tempo e decidiu descer, mas 32 continuaram. Eles chegaram ao pico na última quinta-feira (6) à noite e montaram barracas. Durante a madrugada, o vento rasgou todas e, por volta das 3h30 o grupo chamou o Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros revelaram que diversas pessoas corriam risco de morte e já apresentavam quadro de hipotermia. Nas redes sociais, Marçal divulgou vídeos da subida, da descida e também do temporal. Questionado se a subida não havia sido irresponsável, o “coach” respondeu que não se tratava de uma colônia de férias. “Todos estavam conscientes dos riscos. Por isso a maioria não subiu. Eu fui o último a subir e o primeiro a chegar no pico”, disse.

Indignação

“Ele foi totalmente irresponsável. Subir com um grupo de pessoas despreparadas e sem equipamento é colocá-las sob risco de morte. Essa foi a pior ação que a gente viu no Pico dos Marins”, afirmou Paulo Roberto Reis, capitão dos bombeiros e chefe da operação de resgate.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, usou as redes sociais para comentar o caso. Ele chamou Pedro Marçal de “irresponsável fanfarrão” e criticou o “coach” por subir o pico sem conhecimento técnico, sem suporte adequado e sem estrutura.

“Um ‘coach’ irresponsável fanfarrão coloca 60 pessoas para subir o Pico do Marins debaixo de chuva. Sem conhecimento técnico, sem suporte adequado, sem estrutura, porque, segundo ele, ‘é tudo emocional’”, comentou o tenente Pedro Aihara.

O tenente também ressaltou o perigo a que todos estavam expostos e que o coach nem sequer agradeceu aos bombeiros pelo resgate. “Não satisfeito em colocar todas essas pessoas em risco altíssimo (CBMMG já buscou muita gente sem vida no Marins em outras ocorrências inclusive), o cara ainda paga de gatão nas redes sociais e sequer cita o fato de terem sido resgatados pelos bombeiros e ainda aproveita para vender a imersão/curso dele como se tivesse tudo certo”, reclama o oficial, que ficou conhecido nacionalmente durante os resgates de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho.

No Instagram, o "coach" se defendeu, dizendo que se quisermos crescer na vida, temos que correr riscos e subiu quem quis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias