plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COVID-19

Você pode ter covid mesmo com o teste negativo; entenda

Especialistas apresentam as diferenças entre os dois exames e apontam qual o melhor momento para fazer um ou outro.

Imagem ilustrativa da notícia Você pode ter covid mesmo com o teste negativo; entenda camera Exames PCR são mais sensíveis para detectar infecção pelo coronavírus | Reprodução

Diante do surto de gripe e da alta de casos de covid-19, aumentou a procura por exames e testes rápidos para detectar a presença do coronavírus no organismo. A demanda maior tem sido pelos testes rápidos, por custarem menos que o PCR e estarem disponíveis também nas farmácias. O resultado sai em poucos minutos. Ao mesmo tempo, pacientes com síndromes respiratórias ainda apresentam dúvidas sobre qual o momento mais adequado para fazer o teste e qual dos dois é o mais eficaz.

Testes rápidos apresentam resultados em 15 minutos, mas especialistas orientam a refazer o procedimento após dois dias, em caso de sintomas de síndrome respiratória.
📷 Testes rápidos apresentam resultados em 15 minutos, mas especialistas orientam a refazer o procedimento após dois dias, em caso de sintomas de síndrome respiratória. |Nailana Thiely/UEPA

Na prática, tanto o PCR quanto o teste rápido possuem eficiência garantida, mas apresentam especificidades distintas - o que permite o PCR apresentar um resultado mais detalhado, digamos assim. A principal diferença entre os dois procedimentos é que o teste rápido (ou teste de antígeno) aponta a presença de anticorpos contra o coronavírus. Quando dá positivo, ele indica que a pessoa está infectada, mesmo que não apresente sintomas, e pode contaminar outras pessoas.

Já o exame PCR detecta o código genético do coronavírus e as partículas do vírus, apresentando, portanto, um resultado positivo mesmo depois que o paciente já tenha se curado da covid-19 e não esteja mais infectando outras.

Exames PCR são mais sensíveis para detectar infecção pelo coronavírus
📷 Exames PCR são mais sensíveis para detectar infecção pelo coronavírus |Reprodução

Médicos defendem que se um teste rápido der negativo não quer dizer que a pessoa não esteja com a covid-19, ainda mais se ela estiver com um quadro de síndrome respiratória. Ela pode estar contaminada pelo coronavírus, mas ainda não criou anticorpos para combater a infecção. Por isso, recomenda-se a fazer um novo teste (repetir o procedimento) após dois dias. O ideal, segundo os especialistas, é que o segundo teste seja, na verdade um exame PCR.

Caso o teste rápido dê positivo, não há necessidade de ser refeito.

Notícias relacionadas:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias