Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
MUDANÇAS

Mais tempo na escola: veja o que muda no novo Ensino Médio

As mudanças para quem está no Ensino Médio passam a valer já neste ano. Entre as previstas, tem aumento de carga horária, mudanças na grade curricular e formação técnica. Veja!

quarta-feira, 12/01/2022, 16:21 - Atualizado em 12/01/2022, 16:21 - Autor: Com informações: Redação Dol


Imagem ilustrativa da notícia: Mais tempo na escola: veja o que muda no novo Ensino Médio
| Agência Brasil

Os estudantes de escolas públicas e privadas que vão ingressar no ensino médio a partir deste ano, terão que se adaptar com o novo formato do novo ensino médio, aprovado numa lei 201, que passa a valer neste ano letivo e que vai valer em todas as escolas do Brasil.

Entre as mudanças do novo formato estão: aumento de horas letivas, novo currículo e formação técnica, carga horária, são algumas das mudanças que tanto escolas públicas quanto privadas terão que adotar, mas implementação será de forma gradativa.

Além disso, para garantir uma melhor preparação do aluno para o mercado de trabalho, a nova etapa de ensino será integrada a cursos técnicos que farão o aluno deixar o ensino médio com um diploma de uma área específica.

Mais tempo na escola

O tempo de aula que era de, em média, 4 horas por dia, passará a 5 horas por dia. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas letivas anuais, um aumento de 200 horas em comparação com o modelo anterior. Isso significa mais tempo de aprendizado para aluno e professores 

Até 2024, quando a primeira turma do novo ensino médio deverá estar concluindo a fase de ensino, os alunos terão cumprido 3 mil horas letivas. A lei não determina, no entanto, se o cumprimento da carga horária vai ser presencial ou à distância, mas a legislação permite que 30% do ensino médio noturno e 20% do diurno seja ministrado remotamente.

Nova grande curricular 

A grade curricular também fará parte das mudanças adotadas no novo modelo do ensino médio.  As disciplinas passarão a ser áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. São elas: linguagens e suas tecnologias;matemática e suas tecnologias;ciências da natureza e suas tecnologias;ciências humanas e sociais aplicadas;

Projeto de vida

A outra grande novidade do novo ensino médio, é o "projeto de vida", onde os professores contribuirão para a formação da construção do projeto de vida de cada estudante, auxiliando na escolha da formação do futuro pessoal e profissional.

Itinerário informativo

O outro modelo que pode ser aplicada em 2022 são os itinerários formativos. Eles serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição. As escolas podem oferecer as aulas já a partir deste ano, mas só serão obrigatórias em 2023.

 As aulas serão compostas para se aprofundar nas quatro áreas do conhecimento e na formação técnica e profissional. O aluno deverá escolher um itinerário para compor sua grade e poderá optar por outros itinerários ao longo dos três anos caso deseje e caso a escola ofereça outra opção com vagas disponíveis.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS