
Combater o novo coronavírus exige não somente estratégias de gestores para garantir a vacinação de crianças, jovens e adultos, como o empenho de toda a sociedade. Afinal, entre uma medida e outra aplicada, a exemplo de distanciamentos, uso de máscaras e álcool em gel, é possível frear a contaminação na vida de todos.
Embora as regras e orientações sejam estabelecidas, há quem decida seguir contra essa maré, como aconteceu com uma passageira de um vagão do metrô da Linha 1-Azul de São Paulo que foi expulsa porque não estava usando a máscara facial, item considerado obrigatório no transporte.
O caso ocorreu entre as estações Santana e Carandiru do metrô em São Paulo. Um homem que estava no local registrou a situação e compartilhou as cenas nas redes sociais. As passageiras não foram identificadas.
DISCUSSÃO
Nas imagens, as mulheres aparecem sentadas em lugares opostos do vagão, quando começam a gritar uma com a outra. A passageira sem máscara responde que não irá sair do vagão e que pagou para entrar no transporte. A outra mulher diz que o comportamento da primeira é uma "falta de respeito" com os demais passageiros e ameaça tirá-la do vagão.
"Eu desço a hora que eu quiser", é possível ouvir a passageira sem máscara falar. Ela então tem a bolsa arrancada das mãos e atirada para fora do vagão. Enquanto ela procura pelos pertences, acaba empurrada do vagão pouco antes das portas se fecharem.
+ Covid-19: vacina brasileira é aplicada pela 1º vez
Após a expulsão, os demais passageiros riem inicialmente da mulher, mas em seguida a aplaudem. Segundo o autor da publicação, ela se identificou como enfermeira. "Uma cidadã estava sem máscara no vagão do metrô. Uma enfermeira pediu por gentileza para que ela colocasse a máscara novamente. Essa cidadã ofendeu a enfermeira", escreveu o passageiro.
POSICIONAMENTO
Ao UOL, o Metrô informou que não houve reclamação ou algum tipo de registro da confusão envolvendo as duas mulheres. O órgão, no entanto, informou que exige o uso de máscaras nos locais de circulação pública e que, além de campanhas para o estímulo do uso do item, a companhia inseriu no aplicativo a opção de comunicar rapidamente sobre passageiros que não a utilizam.
O Metrô também informou que capacitou colaboradores para orientar os passageiros sobre a utilização do item e ainda para retirar de viagem "aqueles que insistirem no descumprimento".
"A eficácia dessas medidas depende da colaboração de passageiros que, além de usar as máscaras corretamente, podem comunicar o não uso ou utilização incorreta das máscaras a qualquer funcionário do Metrô ou pelo SMS-Segurança (11 97333-2252) e aplicativo MetroConecta (Android e iOS)", diz comunicado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar