plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA!

Superfungo: Anvisa confirma segundo caso no Brasil

Caso marca o terceiro surto do fungo Candida auris, que é mais resistente a medicamentos.

Imagem ilustrativa da notícia Superfungo: Anvisa confirma segundo caso no Brasil camera Resistente a medicamentos, o fungo preocupa pela alta possibilidade de surto e taxa de mortalidade de 59% | Reprodução

Em meio ao crescimento de casos de Covid-19, um novo surto do superfungo no Brasil foi confirmado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) essa semana. Trata-se da Candida auris, um fungo que é mais resistente a medicamentos e a produtos de limpeza, além de poder ser transmitido após longos períodos em um ambiente.

O novo caso foi detectado em um paciente que está internado em um hospital de Pernambuco. Informações sobre o estado de saúde não foram divulgadas.

Em comunicado na última terça- feira (13), a Anvisa divulgou uma segunda infecção pela Candida auris no país. Segundo a agência, o fungo é uma grave ameaça pela possibilidade de infecções e por ser mais transmissível.

Apesar de haver apenas dois casos confirmados, a Anvisa destaca que o fungo é considerado um surto por ser um microrganismo novo. A agência também disse estar acompanhando os casos e ações relacionadas ao surto. Laboratórios e hospitais de todo o país foram orientados a encaminhar informações sobre possíveis novas infecções.

Candida auris

Candida auris é um superfungo que representa uma série de ameaças à saúde pública. O microrganismo apresenta resistência aos medicamentos usados para tratar infecções e pode ser fatal principalmente em pacientes imunodeprimidos ou com comorbidades.

Além disso, Candida pode permanecer ativo durante longos períodos no ambiente, desde semanas até meses, por também ser resistente a desinfetantes, além da possibilidade de causar surtos por não ser de fácil identificação.

O primeiro caso de Candida auris no Brasil foi em janeiro de 2020, isolado em uma amostra de ponta de cateter de um paciente isolado na UTI de um hospital em Salvador, Bahia. Na ocasião, 15 pessoas foram contaminadas e destas, duas morreram. Já em dezembro de 2021, o segundo caso de Candida auris foi encontrado em outro hospital da rede pública de Salvador. Os casos foram relacionados à pandemia de covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias