plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AINDA NÃO

Anvisa pede mais dados e auto teste para covid-19 é adiado

Em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o exame poderá ser feito pelo próprio paciente e deve facilitar o diagnóstico da doença.

Imagem ilustrativa da notícia Anvisa pede mais dados e auto teste para covid-19 é adiado camera Foto: Reprodução

Diante da explosão de números de casos com a chegada da nova variante ômicron, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (19) adiar a decisão sobre se liberar ou não o teste rápido de Covid-19 para que a população possa fazer o exame em casa. A decisão foi dos diretores do órgão visa coletar e cobrar mais dados do Ministério da Saúde para esse tipo de ação. Especialista criticam e cobram para que o teste seja distribuído de forma gratuita.

Os dirigentes da Anvisa criticaram a falta de uma política pública do Ministério da Saúde para testagem ampla da população. Eles também apontaram a falta de regulamentação sobre o uso do autoteste, apesar de ela ter sido cobrada durante o processo.

O estoque do exame do teste de Covid-19 vem se esgotando, e com o autoteste em casa o resultado sai em menos de 1 hora e para a Anvisa isso é uma forma de desafogar os serviços de saúde.

"A autotestagem é uma estratégia adicional para prevenir e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19, juntamente com a vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social. Os autotestes podem ser realizados em casa ou em qualquer lugar, são fáceis de usar e produzem resultados rápidos", destaca a pasta na nota técnica enviada à Anvisa para pedir a aprovação dos exames próprios contra a Covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias