plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LIBERADO PELA ANVISA

Autoteste de covid: saiba como funciona e onde será vendido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização do autoteste para detecção do coronavírus. Saiba mais sobre como fazer e outros detalhes do produto que, por enquanto, ainda não está disponível para venda.

Imagem ilustrativa da notícia Autoteste de covid: saiba como funciona e onde será vendido camera O teste em massa é essencial para o controle da pandemia | Reprodução/Freepik

Identificar pessoas infectadas com Covid-19 é fundamental para o controle da pandemia. Para isso, a testagem tem sido intensificada em todo o país. Nesta sexta-feira (28), um novo passo foi dado nesse processo com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a venda de autotestes da Covid-19.

Antigripais estão em falta nas farmácias da Grande Belém

Com a aprovação o paciente poderá fazer o teste em casa, sem precisar de ajuda de um profissional da saúde. A medida é válida apenas para os chamados testes de antígenos (que são feitos a partir do swab que coleta o material no fundo da boca e do nariz, em busca de sinais de anticorpos gerados pelo organismo após a infecção).

A aprovação não se aplica aos testes RT-PCR, que é considerado mais preciso e demorado. Esse tipo de teste detecta a presença do material genético do coronavírus.

Apesar de já ter a liberação, os autotestes ainda não estão disponíveis para compra e cada empresa que tiver interesse em comercializar o produto deve pedir o registro junto à Anvisa, que avaliará cada solicitação.

A venda dos testes deve ocorrer em farmácias e estabelecimentos que têm autorização para comercializar produtos de saúde e que possuam licença sanitária. Os testes devem ser feitos de três a sete dias após o surgimento dos sintomas.

Belém: Filas são grandes em mutirão de testagem para Covid

Os valores serão definidos pelos próprios locais onde o produto será comercializado. Porém, a Anvisa espera que os autotestes sejam vendidos com preços abaixo dos comercializados atualmente pelas farmácias.

Diferente dos testes comercializados atualmente, o autoteste não poderá ser usado como comprovante em viagens e/ou atestado médico, já que o mesmo não gera um laudo.

"Você terá uma informação de uso individual. Ele não serve como comprovante que você não tem Covid para viagem internacional, por exemplo, como também não será diretamente aceito pelo empregador para fins de dispensa do trabalho. Caso dê positivo, você precisa passar por um profissional de saúde", explica a agência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias