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PERIGO EM PLENO VOO

Avião da Azul tem código de sequestro acionado em Salvador

O acionamento levou ao fechamento parcial do aeroporto de Salvador e uma rápida ação da Polícia Federal; veja a história

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Imagem ilustrativa da notícia Avião da Azul tem código de sequestro acionado em Salvador camera Enquanto a aeronave era inspecionada pela PF, os aviões que saíram de Salvador utilizaram a pista auxiliar para poderem decolar. | REPRODUÇÃO

O voo Azul 4141 que saiu de Campinas para Salvador foi feito sem problemas, nesta sexta-feira (28). Porém, em um momento do voo, ainda não informado, o código de transponder da aeronave foi trocado de 4030 para o 7500.

Este código 7500 é acionado apenas quando o avião está com interferência ilícita, ou seja, um sequestro a bordo, ameaça externa ou algo que coloque o controle da aeronave nas mãos de terceiros.

O transponder é um equipamento que serve para identificar as aeronaves na tela do radar do controlador de tráfego aéreo, e cada voo tem um código único designado pelo controlador. Quando o 7500 é acionado, o protocolo relacionado ao código é colocado em prática, mesmo sem qualquer informação fornecida pelos pilotos, pois não é possível saber se eles estão ou não sendo coagidos.

Histórico do voo mostra o Transponder com código 4030
📷 Histórico do voo mostra o Transponder com código 4030 |RadarBox

Com isso, ao pousar em Salvador, a aeronave foi acompanhada pela Polícia Federal e ficou parada na pista em torno de duas horas, levando ao surgimento de teorias de que o voo fora de fato sequestrado.

Veja também:

Enquanto a aeronave era inspecionada pela PF, os aviões que saíram de Salvador utilizaram a pista auxiliar para poderem decolar. No final não passou de um problema operacional, conforme esclarece a nota da Azul enviada a imprensa:

“A Azul esclarece que, por uma falha operacional, o código que indica apropriação ilícita da aeronave foi acionado durante um voo que seguia de Campinas para Salvador na noite de hoje (28). Após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que não identificou riscos para a segurança do voo. A companhia lamenta eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa necessárias para garantir a segurança de suas operações.”

Horas depois a aeronave já foi liberada e os passageiros foram desembarcados. Até o momento não foi esclarecido o que teria causado a troca não intencional do código de 4030 para 7500.

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