plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PODER PARALELO

PCC domina garimpo e prostituição em Roraima

Foragidos filiados à facção estão em garimpos distantes três dias de barco de Boa Vista

Imagem ilustrativa da notícia PCC domina garimpo e prostituição em Roraima camera Área impactada pelo garimpo na região do Apiaú na Terra Indígena Yanomami | Divulgação

As facções criminosas crescem junto com a derrocada econômica e política do país. Nascidas dentro dos presídios da região sudeste a partir da década de 1970, as organizações atualmente possuem fortes tentáculos em vários setores políticos e até mesmo nas áreas remotas da Amazônia.

Autoridades de segurança pública do estado de Roraima denunciam que a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) dominou área de garimpo em reservas indígenas no rio Uraricoera. As autoridades, por medo, não tiveram as identidades reveladas. As informações são do UOL.

Segundo a denúncia, há integrantes da facção controlando trechos de terra ianomâmi. Além de tráfico de drogas, a organização explora casas de prostituição, venda de gasolina, alimentos, bebidas e segurança particular.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito de Belém anuncia aumento do Bora Belém

Celebração: há 40 anos mulheres entravam na PM do Pará

Os relatos das autoridades de segurança foram confirmados por uma liderança ianomâmi e um garimpeiro, que falou sob condição de anonimato, e que compara algumas áreas da floresta amazônica às favelas do Rio de Janeiro, tamanho o domínio dos traficantes.

Segundo Roney Cruz, chefe da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura do Sistema Prisional de Roraima), o PCC chegou a ter um barco atracado no rio, conhecido como “funerária”, usado em missões de morte. Além de relatos dessa natureza, as autoridades de segurança pública enviaram ao UOL informes de inteligência com o nome e/ou apelido de criminosos ligados ao garimpo. Também foram entregues as fichas de batismo destes criminosos na facção. Por último, foram fornecidas imagens e detalhes da atuação da organização criminosa no rio Uraricoera.

De acordo com o chefe da divisão de inteligência, cerca de 25 foragidos filiados ao PCC estão em garimpos distantes três dias de barco de Boa Vista. Roney não sabe estimar o total de batizados na facção agindo nesses pontos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias