Um novo site criado pelo Banco Central (BC) exclusivamente para a consulta do 'dinheiro esquecido' em bancos, vai ajudar os brasileiros a resgatarem cerca de R$ 8 bilhões, que estão parados. As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) serão retomadas no dia 14 de fevereiro e contarão com um espaço específico para ação.
Segundo o BC, todos os interação do cidadão com o SVR será feito através do site valoresareceber.bcb.gov.br e a consulta no site principal do Banco Central a este tipo de serviço não estará mais disponível. Inicialmente, o sistema havia saído do ar em janeiro devido a sobrecarga de acessos, mas o montante sacado chegou a R$ 900 mil.
Uma das atualizações importantes é que não será mais possível acessar o SRV com o login registrado, como ocorreu na primeira etapa da consulta. Agora, a exigência é que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br, nível prata ou ouro, para acessar o SRV.
LEIA TAMBÉM:
Tire dúvidas sobre o pagamento do PIS, que começa terça (8)
O BC explica que no momento em que fizer a consulta pelo novo site, o cidadão saberá se tem algum valor a receber. Caso tenha algum 'dinheiro esquecido', ele receberá as datas para conhecer os valores e solicitar a transferência a partir do dia 7 de março.
A recomendação da autoridade monetária é de que o cidadão retome o acesso no site na data informada. Caso não cumpra esse prazo, a pessoa terá de fazer nova consulta para receber outra data para pedir o resgate.
"O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução", afirmou o Banco Central em nota.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar