plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PRÉ-SAL

Reprodução de tartarugas marinhas será monitorada no Pará

Iniciativa faz parte da implantação do Pré-Sal na costa paraense, onde poços serão perfurados em breve

Imagem ilustrativa da notícia Reprodução de tartarugas marinhas será monitorada no Pará camera Em razão da chegada do Pré-sal serviço para garantia da manutenção da espécie será implantado | Denilson d'Almeida

O trabalho de monitoramento da reprodução de tartarugas marinhas no litoral paraense ganhou um reforço da Petrobras, em virtude da implantação do pré-sal. Esta semana, representantes da estatal, pesquisadores da Universidade Federal do Pará e de uma empresa de consultoria estiveram em Maracanã, nordeste paraense, para apresentar o trabalho e fechar parceria com a comunidade para alcançar o maior êxito no cuidado com o meio ambiente na região.

Em razão da chegada do Pré-sal serviço para garantia da manutenção da espécie será implantado
📷 Em razão da chegada do Pré-sal serviço para garantia da manutenção da espécie será implantado |Denilson d'Almeida

As praias de Maracanã, em especial a da Marieta e Algodoal, são consideradas verdadeiros berçários para a reprodução de tartarugas marinhas. A Ilha da Romana, em Curuçá, faz parte deste ecossistema ideal para que as fêmeas desovem e faças seus ninhos. A temporada de reprodução começa a partir de abril e vai até setembro.

Pré-sal é descoberto na bacia sedimentar Pará- Maranhão

A rota das tartarugas também será estudada e monitorada. Isto é importante para compreender melhor o comportamento das espécies na região. O monitoramento também vai ocorrer em Salinópolis e na praia de Ajuruteua, em Bragança. As praias de Soure, no arquipélago do Marajó, também terão acompanhamento de biólogos acompanhando a reprodução de tartarugas marinhas.

A praia do Mupéua, em Fortalezinha, também é berçário para a reprodução de tartarugas marinhas.
📷 A praia do Mupéua, em Fortalezinha, também é berçário para a reprodução de tartarugas marinhas. |Leafar Rafael

O projeto acompanha as atividades preliminares e para liberação de licenças ambientais às atividades de perfuração marítima no Bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas. O poço no Pré Sal a ser perfurado fica a 17km da costa do Pará.

Ao todo no mundo existem sete espécies de tartarugas marinhas, dessas 5 já foram avistadas na costa do Pará como a Oliva, Verde, Cabeçuda, De Pente e De Couro. Em 2020, o DOL acompanhou o trabalho de identificação e soltura de filhotes na praia da Princesa, em Algodoal. O trabalho é feito pelo projeto Suruanã da UFPA, há mais de dez anos.

Cinco espécies de tartaruga marinha já foram encontradas no litoral paraense.
📷 Cinco espécies de tartaruga marinha já foram encontradas no litoral paraense. |Denilson d'Almeida

As comunidades ribeirinhas e os pescadores passarão por treinamentos para ajudar no processo de monitoramento.

"Os estudos preliminares e monitoramento da fauna marinha em nosso litoral nos dá maior tranquilidade quanto a proteção e preservação do nosso meio ambiente marinho, além de possibilitar a geração de dados que ajudarão na elaboração de planos sustentáveis de exploração da natureza pelo turismo ecológico e de vivência, fomentando ainda mais a economia local, usando a natureza intacta como fonte de renda", disse Caio Rabelo, secretário de meio ambiente de Maracanã.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias