plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUDANÇAS

Nova RG com número único é lançada no Brasil

Validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequarem à mudança

Imagem ilustrativa da notícia Nova RG com número único é lançada no Brasil camera Documento atual, que está em vigência, vale até 2032 | MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

O governo federal lançou na tarde desta quarta-feira (23), a Carteira Nacional de Identidade, com um número único, o do CPF, para todo o país. O documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta tarde.

A Secretária-geral da Presidência informou que o documento identidade vigente no país continua sendo aceito por até 10 anos para a população de até 60 anos de idade. Para quem tem acima, será aceita por prazo indeterminado.

A validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequar à nova mudança. A emissão permanece sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada ente federativo.

A nova carteira, que deve atender requisitos em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é considerada mais segura, por causa da possibilidade de validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive off-line, argumenta o governo.

Veja também:

Com a medida, os cidadãos não precisarão mais memorizar o número de RG e do CPF, uma vez que o CPF passa a ser o número único. A carteira passará a ser também documento de viagem, devido à inclusão de código que pode ser lido por equipamento (código MZR, que é o mesmo do passaporte).

Ainda segundo o governo, o documento "simplifica a vida do cidadão e visa coibir fraudes". Atualmente, os brasileiros retiram a carteira de identidade com um número e, caso percam e solicitem em outro estado, têm acesso ao novo RG com um número diferente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias