Durante sua vida profissional, o trabalhador contribui mensalmente com a previdência social. Por anos, o funcionário paga para ter uma renda caso algo com ele aconteça: doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou simplesmente uma aposentadoria. Mas é preciso ficar de olho, pois muitas vezes, quando o trabalhador vai receber o benefício, se depara com uma surpresa. E pode ser uma nada agradável.
Beneficiários do INSS estão relatando alguns problemas relacionados a descontos indevidos nos pagamentos. Na maioria dos casos, eles estão relacionados com empréstimos consignados.
Aposentados: INSS confirma pagamento extra dia 7 de março
Novo pagamento do FGTS começa nesta quarta
Veja como solicitar o novo RG Nacional
Esse tipo de empréstimo é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Muitos precisam desse dinheiro e acabam deixando passar algumas práticas indevidas. Em alguns casos, os descontos feitos são diferentes do acordado entre o cliente e a instituição financeira.
Também ocorrem descontos devido a fraude. O dinheiro é concedido, mas não foi solicitado pelo aposentado. Em alguns casos, o valor descontado na folha é baixo, o que acaba passando despercebido pela vítima.
Por isso, recomenda-se sempre que o beneficiário faça uma análise do extrato da conta em que recebe o benefício. É importante conferir todos os proventos e descontos diretamente na folha de pagamento do INSS.
VEJA TAMBÉM:
Saiba quem vai receber o Pis/Pasep dobrado em 2022
Novo pagamento do FGTS começa nesta quarta
Cuidado com os golpes
É preciso ficar de olho também nos golpes. Sempre duvide quando alguém oferecer promoções na internet ou por mensagens SMS, pois geralmente são golpistas querendo os dados da vítima.
Muitas empresas oferecem a possibilidade de fazer empréstimos consignados online, com os documentos todos enviados sem a necessidade de ir até o local. De posse dos dados do aposentado ou pensionista, fica fácil contratar esses empréstimos de forma criminosa.
O que fazer em caso de desconto indevido
Caso a pessoa perceba algum desconto indevido, primeiramente deve entrar em contato com o banco ou a instituição financeira que liberou o empréstimo e solicite o cancelamento e a devolução dos valores descontados. Entre em contato com a Polícia Civil para relatar o golpe.
Caso não consiga resolver a situação, entre em contato com o INSS para relatar o que aconteceu. Denuncie para a Ouvidoria da Previdência Social e procure o Procon. Esse procedimento vale tanto para as fraudes na folha de pagamento quanto para cobranças indevidas dos bancos. Se ainda assim não conseguir resolver, procure um advogado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar