plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DISCRIMINAÇÃO

Filho de Mussum denuncia abordagem racista em shopping

Igor relata, que foi abordados por um segurança ao tentar sair com sua moto, solicitando do documento do veiculo, apesar de estranhar o pedido, ele fez o que lhe foi pedido e mesmo assim foi cercado por um grupo de seguranças.

Imagem ilustrativa da notícia Filho de Mussum denuncia abordagem racista em shopping camera Igor Palhano e seu pai o humorista Mussum | (crédito: Divulgação)

Racismo no Brasil infelizmente ainda está longe de acabar e sabemos o quanto ele existe, seja em bares, shoppings, faculdades, redes sociais, cinemas ou quem qualquer lugar. A lei 7716, de 1989, do Código Penal brasileiro prevê punições a quem praticar tal crime.

Na noite desta quarta-feira (02), o filho do humorista Mussum, o dentista Igor Palhano, de 30 anos, denunciou em suas redes sociais que foi vítima de racismo ao tentar sair do estacionamento do shopping Park Shoping Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Igor relata, que foi abordado por um segurança ao tentar sair com sua moto, solicitando do documento do veiculo, apesar de estranhar o pedido, ele fez o que lhe foi pedido e mesmo assim foi cercado por um grupo de seguranças.

O dentista conta que foi ao encontro de sua noiva e sua sogra e sentiu um "olhar torto" de um dos seguranças do shopping, “Eu fiquei esperando uns 5 a 8 minutos parado e ele não abria a cancela. Daqui a pouco ele veio até mim e falou: ‘olha, preciso do seu documento e habilitação’. Eu perguntei: ‘documento e habilitação, no shopping?’ E o homem respondeu: ‘Preciso porque é uma medida de segurança’.”

O filho de Mussum então disse: “Se você tá achando que eu tô roubando a moto, então é por isso que você tá pedindo documento e habilitação, tudo bem. Pois, não.” Apesar de mostrar os documentos solicitados, Igor não foi liberado e perguntou onde ficava o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do empreendimento, pois ele precisava resolver a questão.

O drama, no entanto, não acabou por aí. Não havia ninguém no SAC e Igor chegou a conversar com um outro segurança sobre a situação, que concordou que “se fosse um cara branco isso seria diferente”. O homem disse que Palhano estava liberado, e voltando para sua moto, o dentista encontrou cerca de quatro seguranças cercando o veículo. Esses homens teriam reforçado o discurso de “medida de segurança” como justificativa para o que acontecia.

“Eu nunca tinha passado por uma humilhação dessa na minha vida. Todo mundo me olhando, como se eu tivesse roubado a minha própria moto. Eu disse que isso não poderia ficar assim, que eu ia pras mídias sociais sim, que eu ia reclamar sim. Aí o rapaz falou: ‘olha, mas você tem que entender, né’. E eu falei ‘ah, tem que entender que eu sou negro e tenho uma moto vermelha, né? A medida de segurança cabe pra mim quando eu sou negro e tenho uma moto vermelha, entendi’”, complementou.

Igor afirmou que, além disso, ele ainda foi escoltado até a saída pelos seguranças. Agora, o dentista afirma que já acionou seu advogado e pretende tomar atitudes legais. “Acho que só por eu ser filho do meu pai isso conseguiu vir à tona, graças a Deus. Porque se fosse com qualquer outra pessoa negra, com certeza não teria voz. Eu vou procurar meus direitos, sim, eu quero que eles se responsabilizem por isso sim, por esse crime.”

O que o shopping diz

“A administração do shopping informa que está apurando o caso internamente. A empresa esclarece ainda que repudia qualquer tipo de discriminação.”

Veja a postagem

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias