Os relacionamentos virtuais, com trocas de fotos, vídeos e palavras carinhosas entre desconhecidos, tornaram-se um perigo para a segurança. Um levantamento feito pela PSafe, empresa de cibersegurança, sobre golpes em relacionamentos virtuais revelou que um em cada quatro brasileiros que se envolveram com outras pessoas pela web diz já ter sido vítima de um perfil falso.
Segundo a pesquisa, 34,38% dos respondentes afirmaram que já se relacionaram com alguém que conheceram na internet e, desses, 24,59% disseram que já foram alvo de enganadores.
Entrando para essas estatísticas está o aposentado José Antônio da Silva, de 60 anos, ele procurou o Departamento Estadual de Investigações Criminais - DEIC/SP para denunciar que teria sido dopado e roubado, no último dia 24, em São Vicente (SP), por uma mulher que ele conheceu em um aplicativo de namoro. De acordo com familiares da vítima, o idoso já conversava com a golpista havia algum tempo, mas apenas pelo aplicativo.
Segundo a autônoma Beatriz de Assis, filha de José, o pai recebeu a suspeita em seu apartamento pela primeira vez, após a mulher insistir em visitá-lo.
“Quando foi na quinta-feira, ela insistiu para ir na casa do meu pai, disse que dinheiro não era o problema, fazia uma janta e depois que os dois jantassem juntos ela iria embora. O meu pai desacreditou que ela realmente iria e mandou o endereço, quando pensa que não, o telefone tocou e ela disse que estava lá na frente”, contou em entrevista a imprensa.
Veja também:
- Jogador passa 15 anos achando que namorava top brasileira
- Homem seduz idosa em aplicativo e aplica golpe de R$ 3 mil
- Idosa perde R$ 540 mil acreditando viver namoro virtual com Bruno Mars
A filha da vítima explicou que após ele tomar três copos de refrigerante com a moça, ele “apagou” e não se recorda de mais nada que aconteceu. “Ela levou uma quantia em dinheiro, o celular dele, algumas coisas, a chave de casa e do portão do condomínio, e saiu naturalmente, como se fosse moradora”, afirmou.
No dia seguinte, Beatriz contou que um vizinho ligou para ela afirmando que o pai dela tinha caído e machucado o rosto, e que ainda estava se sentido fraco. Após o ocorrido, a jovem postou um alerta nas redes sociais.
Imagens das câmeras de segurança do condomínio mostra o idoso na companhia da suspeita e já foram anexadas ao boletim de ocorrência. O caso está sendo investigado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar