O ataque a jornalistas cresceu 22% no Brasil, em 2021, segundo o relatório da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). No ano passado, 230 profissionais de imprensa sofreram algum tipo de agressão.
Na noite da última quinta-feira (14), o repórter da TV Globo em Brasília, Gabriel Luiz, foi esfaqueado no estacionamento próximo ao condomínio onde mora. O jornalista segue internado e, segundo a família, o quadro clínico é estável. O repórter investigativo já foi extubado e tem conversa com os entes.
O pai dele, Wilton Luiz, ressaltou ainda que o filho está consciente. "Ele está bastante consciente, lúcido, bem orientado. Interage bastante conosco. Nós estamos bastante confiantes", afirmou.
Pará: Balsa de garimpo que invadiu terra indígena é apreendida
Na sexta-feira, 15, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) localizou os suspeitos de esfaquear o repórter. Um deles é um adolescente. Uma faca utilizada na ação foi apreendida. Câmeras de segurança do estacionamento flagraram o momento que Gabriel passa pelo local e dois suspeitos aparecem. Logo depois, ele é atacado. A dupla não levou o celular do jornalista, que foi localizado e encaminhado à perícia.
Gabriel foi socorrido por vizinhos ao Hospital de Base do DF e nesta sexta foi transferido para uma unidade particular, no Lago Sul. A vítima passou por diversas cirurgias, segundo parentes, e foi direcionada a uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele foi atingido no pescoço, abdômen, tórax e perna.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar