plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Fim da emergência sanitária causa mudanças. Saiba quais!

Anúncio do ministro da saúde, Marcelo Queiroga anunciou mudanças aos brasileiros

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fim da emergência sanitária causa mudanças. Saiba quais! camera Fim da emergência sanitária tem mudanças causadas na saúde dos brasileiros | Marcos Barbosa / Comus

Dois anos depois do primeiro caso, o Brasil tira a covid-19 do status de alerta máximo e isso causa mudanças nas normas de saúde.

Com o pronunciamento do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, no último domingo (17), que determinou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), algumas medidas foram alteradas com o fim do procedimento feito em fevereiro de 2020. As informações são do Metrópoles

Entre as medidas estão o fim do financiamento de programas emergenciais, a entrada e saída de viajantes do país volta ao seu normal e também o fim de itens causados pela covid-19, como a quarentena e o lockdown.

A Espin foi adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em janeiro de 2020 e no período, houve a compra de insumos médicos sem licitação e o uso da telemedicina durante a pandemia. Houve contratos de uso emergencial no período, como por exemplo, a liberação da compra e utilização de vacina de combate contra a covid-19.

Estão dispensados também os testes de covid-19, principalmente para turistas que chegam do exterior e o fim da obrigatoriedade de uso de máscaras. Este último item foi aderido por todas as capitais brasileiras, sendo que Belém foi a última a adotar a medida.

Com o índice de casos e óbitos em queda, o Conselho Nacional de Saúde (CONAS), orienta para a população continuar a ter cuidados e adotar estratégias junto ao Ministério de Saúde para evitar novos casos da doença que vitimou cerca de 650 mil brasileiros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias