Crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.
Na maioria das vezes, quem sofre de crise de ansiedade já possui um histórico de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico, resultando no descontrole das emoções e da respiração diante de alguma situação de estresse ou traumática.
Alunos cheiram pó de corretivo em vídeos do TikTok
Alunos cheirando corretivo se inspiraram na série Euphoria
Essa semana, a escola estadual de Jarinu, interior de São Paulo, relatou um surto coletivo de ansiedade após crianças se cortarem com lâmina de apontador no banheiro da instituição de ensino. Algumas dos estudantes, relataram solidão e tristeza aos pais, segundo a reportagem do Fantástico.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o caso começou com duas alunas que se cortaram e em seguida, outros sete, com idades entre 11 e 12 anos, também se automutilaram. Os estudantes são alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental.
Em entrevista ao Fantástico, uma das meninas relatou, acompanhada da mãe, que os cortes foram uma forma de lidar com a tristeza que ela sentia por ficar sozinha.
“Eu achava que me machucar, de qualquer maneira, podia aliviar aquela dor que eu senti”, disse a menina. Já outra aluna relatou que ela e os colegas que se cortaram tinham problemas com tristeza e na família.
A escola tomou conhecimento do caso no último dia 30 de março e notificou a secretaria, que informou que fará acompanhamento psicológico nessas crianças.
Vale lembrar que esse não é o único caso recente. No dia 8 de abril, cerca de 30 estudantes foram socorridos por ambulância do Samu depois de uma crise de ansiedade coletiva no Recife. Alunos alunos chegaram a desmaiar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar