Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
ACIDENTE NA PISTA

Vídeo: avião da Gol colide com o da Azul em Campinas

Um vídeo, divulgado nas redes sociais, mostra os instantes após a colisão.

segunda-feira, 02/05/2022, 18:51 - Atualizado em 02/05/2022, 18:50 - Autor: Com informações aeroin.net

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Vídeo: avião da Gol colide com o da Azul em Campinas
| Reprodução/ Twitter

Na noite da última sexta-feira, 29 de abril, uma colisão entre dois aviões foi registrado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em uma colisão as duas aeronaves ficaram com algumas peças e parte da fuselagem danificadas em um dos pátios do terminal aeroportuário. O incidente assustou os passageiros que estavam no interior da aeronave.

Em imagens do incidente, notava-se o Boeing 737-800 de matrícula PR-GUQ, da GOL Linhas Aéreas, com a asa esquerda quebrada ao meio, além do Embraer 195 de matrícula PR-AYN, da AZUL Linhas Aéreas, sem o cone de exaustão da APU na ponta da cauda, caído ao chão próximo à aeronave.

Agora, um vídeo mostra os instantes após a colisão, quando o Boeing 737 ainda se deslocava no pátio de Viracopos e funcionários buscavam entender o que havia acabado de acontecer.

Conforme as cenas, a pintura no solo e o ambiente ao redor mostram que o incidente aconteceu quando o jato da Azul estava na posição 107 ou 108, e o da Gol se deslocava pela taxiway G. A região é indicada nas imagens a seguir.

Segundo a carta do aeroporto, vista acima, a região da posição 107 é considerada um “HS” (“Hot Spot”), ou seja, uma área de necessidade de maior atenção nas operações, mas apenas para momento de pushback (avião sendo empurrado para sair da posição), conforme HS5, e por haver um cruzamento de taxiway com via de serviço, conforme HS2. No caso do incidente, o avião da Azul estava estacionado no pátio.

Novas fotos também mostram que o Embraer 195 foi até tirado de sua posição devido à colisão. Nota-se que a roda do trem de pouso de nariz está bastante fora da linha e o pneu deixou uma marca no solo ao ser arrastado. Além disso, a aeronave ficou afastada da esteira que antes estava encostada a ela para o carregamento ou descarregamento do porão.

Dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o Boeing 737 havia pousado em Viracopos às 21h20 da sexta-feira, chegando do Rio de Janeiro-Santos Dumont no voo G3-3026. O Embraer 195, por sua vez, havia chegado de Brasília às 20h30, no voo AD-4397.

Em nota, a concessionária ABV informa o seguinte:

“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), confirma a ocorrência de um incidente aeronáutico em solo envolvendo uma aeronave da companhia aérea Azul e outra da companhia aérea GOL. Não houve feridos.

A colisão ocorreu às 21h29 do dia 29 de abril quando a aeronave da GOL com 56 passageiros (Boeing 737-800 procedente do Aeroporto Santos Dumont – RJ) havia acabado de pousar. A aeronave fazia o taxiamento para se deslocar para o estacionamento, quando se chocou com a aeronave Embraer 195, da Azul, sem passageiros e estacionada no pátio.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) do Comando da Aeronáutica foi acionado pela concessionária de Viracopos e já iniciou a análise e apuração do incidente. As duas aeronaves já foram liberadas para manutenção por suas respectivas companhias aéreas.”

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS