plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GUERRA

 Conselheiro de Zelensky rebate Lula sobre guerra na Ucrânia

Para Mykhailo Podolyak, Lula está mal informado sobre a origem dos conflitos

Imagem ilustrativa da notícia  Conselheiro de Zelensky rebate Lula sobre guerra na Ucrânia camera Em entrevista para a "Time", Lula disse que Zelensky é tão responsável pelo conflito quanto o presidente russo, Vladimir Putin. | (Arquivo - Agência Brasil)

Mykhailo Podolyak, principal conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou, hoje, a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra iniciada pela invasão russa ao país, há 71 dias.

"O ex-presidente Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. Essas são tentativas russas de distorcer a verdade. É simples: a Rússia atacou traiçoeiramente a Ucrânia, a guerra está apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata massivamente civis. Guerra clássica de destruição e ocupação", escreveu Podolyak em sua conta no Twitter.

Em entrevista realizada em março deste ano e publicada ontem pela revista norte-americana "Time", Lula disse que Zelensky é tão responsável pelo conflito quanto o presidente russo, Vladimir Putin.

"Esse cara [Zelensky] é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado", disse Lula.

Em 24 de fevereiro, Putin anunciou uma "operação militar especial", como ele chama a invasão russa ao território ucraniano. Desde então, há ataques diários contra alvos na Ucrânia, causando a morte de civis e levando 5,5 milhões de pessoas a deixarem suas casas.

"Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a Otan? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: 'A Ucrânia não vai entrar na Otan'. Estaria resolvido o problema", acrescentou Lula.

O petista, que deve concorrer novamente à Presidência, defendeu que o líder russo errou ao iniciar os ataques, mas enfatizou que Zelensky poderia ter agido de forma diferente.

"Ele [Zelensky] quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo", argumentou Lula.

Ontem, Anatoliy Tkach, embaixador da Ucrânia no Brasil, disse que o ex-presidente está "mal informado" sobre o assunto. Ele afirmou ainda que solicitará uma audiência com o "estimado ex-presidente do Brasil".

Capa da revista norte-americana, uma das mais prestigiadas do mundo, Lula também criticou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que ele estimula o racismo no país.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias