plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPERANÇA

Descoberta: moléculas destroem células de câncer de mama

Ciência avança e há uma nova perspectiva para guiar tratamentos futuros para esse subtipo de câncer de mama.

Imagem ilustrativa da notícia Descoberta: moléculas destroem células de câncer de mama camera Esse tumor é caracterizado pela ausência na membrana de célula tumoral de receptores de estrogênio de progesterona e de fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) | Reprodução: Forbes

O câncer mais diagnosticado do mundo é o câncer de mama, o subtipo triplo negativo representa entre 15% e 20% dos casos e responsável por 25% das mortes. A sobrevivida é muito baixa após recorrência metastática, ou seja, mais de 30%.

Esse tumor é caracterizado pela ausência na membrana de célula tumoral de receptores de estrogênio de progesterona e de fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2), proteínas que classificam os outros subtipos de câncer de mama. Essa identificação é fundamental para definir o tratamento que é mais limitado em casos de câncer de mama triplo negativo.

Leia também

EcoCírio: Quermesse Mariana terá pontos de reciclagem

Defensoria emitirá carteira de identidade grátis

Cientistas descobrem moléculas com potencial para tumores de mama triplo negativo, subtipo de câncer de mama mais agressivo, com prognóstico menos promissor e com poucas terapias eficazes.

O estudo que contou com pesquisadores do Brasil, Canadá, estados Unidos e China foi publicado nesta segunda-feira (16), na revista Nature Chemical Biology com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

E, através de experimentos de laboratório e análise de bioinformática, os pesquisadores constataram que a molécula denominada MS023 induz à autodestruição da célula tumoral na medida em que aciona um dos sistemas celulares de defesa, o sistema interferon.

Essa molécula abriu uma nova perspectiva para guiar tratamentos futuros para esse subtipo de câncer de mama.

“Conhecer as etapas que estão sendo afetadas nas células durante o câncer é fundamental para que tanto a comunidade científica como as empresas farmacêuticas consigam acelerar as estratégias para o desenvolvimento de novos medicamentos”, afirma Katlin Massirer, pesquisadora do Centro de Química Medicinal (CQMED) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e uma das autoras do artigo.

Pesquisadores caracterizam a proteína metiltransferase 1 (PRMT1) como um bom alvo terapêutico que após encontrar uma molécula antitumoral, aceleram seu modo de ação.

“Em pessoas saudáveis, a PRMT1 faz com que trechos de DNA sejam lidos ou sejam protegidos de acordo com as necessidades do corpo, em sintonia para a produção de proteínas importantes nas células”, explica Katlin, que começou a estudar o tema há 25 anos.

“Entretanto, na presença da MS023, a leitura de algumas regiões do genoma ativa o sistema interferon em decorrência da diminuição de PRMT1. A ativação dessa defesa pode levar a célula doente à autodestruição”, conta Felipe Ciamponi, bolsista de mestrado da Fapesp e coautor do artigo.

O grupo brasileiro atuou nas análises de bioinformática que ajudam a identificar regiões de genoma, que foi afetada durante o tratamento com a molécula, mecanismo pouco conhecido nd câncer.

“Há centenas de milhares de eventos acontecendo simultaneamente em uma célula e encontrar os efeitos do inibidor químico é um desafio”, relata Ciamponi. Eles se debruçaram sobre 560 eventos celulares de leitura de RNA que envolviam o mecanismo de inibição do tumor e foi possível observar a relação com o sistema geral de defesa, o sistema interferon.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias