plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DIA DE FÚRIA

Professora é afastada por jogar carteira em aluno no Paraná

Após episódio, a Secretaria de Educação suspendeu a profissional. Uma sindicância foi aberta para apurar o fato.

Imagem ilustrativa da notícia Professora é afastada por jogar carteira em aluno no Paraná camera Fachada do Colégio Estadual Professor Doutor Heber Soares Vargas, em Londrina. | Reprodução

Em uma pesquisa realizada pela revista Nova Escola, em 2021, ficou constatado que 72% dos professores brasileiros teve a saúde mental afetada e precisou buscar apoio durante a pandemia. Os dados mostraram que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os da rede pública.

E o estresse dos professores pode se manifestar de diferentes formas, como crises de ansiedade, ataques de síndrome do pânico ou, nos casos mais graves, com o diagnóstico de depressão. Da mesma forma, as explosões de raiva também podem ser interpretadas como sintomas de algum problema emocional.

LEIA TAMBÉM:

Estudante agride professor com estilete durante aula

Creche de Janaúba: vítimas e famílias aguardam indenização

Na última quinta-feira (26), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) precisou afastar uma professora que, em meio a um episódio de fúria, teria arremessado uma carteira escolar em direção aos alunos no Colégio Estadual Professor Doutor Heber Soares Vargas, em Londrina.

Segundo nota divulgada pela SEED-PR, a carteira atingiu a perna de um aluno e o pé de outro. A Patrulha Escolar foi chamada e encaminhou sete estudantes acompanhados pela diretora para depor e registrar B.O pelas agressões em uma delegacia próxima da escola.

O episódio teria ocorrido depois que a professora foi questionada pelos alunos a respeito de algumas notas lançadas. Irritada com a pressão, ela mandou que os estudantes ficassem quietos e, em seguida, atirou a carteira na direção deles.

Na sequência, a profissional expulsou os alunos da sala, pegando alguns pelo braço e forçando a porta, inclusive fazendo uso de ofensas verbais. Depois, ela se trancou na sala, onde permaneceu até a chegada da Patrulha Escolar.

LEIA A ÍNTEGRA DA DA SEED-PR

O episódio registrado ontem (26) no Heber Soares Vargas foi o oposto: Alunos questionaram as notas lançadas pela professora, que não quis dar satisfação e se irritou. Pediu para os estudantes ficarem quietos e em seguida jogou uma carteira na direção dos alunos, acertando a perna de um e o pé de outro estudante, o que causou agitação entre os demais estudantes.

Na sequência, a professora colocou os estudantes para fora da sala, pegando alguns pelo braço e forçando a porta, prensando mãos e braços. Em meio a ofensas verbais saiu da sala e depois retornou, se trancando no local. A Patrulha Escolar foi acionada e ao todo sete estudantes, acompanhados pela diretora, foram depor na delegacia para registrar as agressões físicas.

Está sendo aberta uma sindicância e ela será formalmente afastada na segunda (30) – hoje ela não foi ao colégio. A Seed-PR ressalta o compromisso total com o bem-estar de seus estudantes e funcionários, repudiando todo e qualquer ato de violência, sejam físicos ou verbais. A sindicância correrá internamente (e em sigilo) para a apuração de todos os fatos, respaldando o direito à defesa da profissional. Ao final do processo, a professora poderá ser desligada da rede estadual.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias