plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MONITORAMENTO

Brasil já tem três casos suspeitos de varíola do macaco

Dois casos monitorados pelo Ministério da Saúde são do Ceará e Rio Grande do Sul.

Imagem ilustrativa da notícia Brasil já tem três casos suspeitos de varíola do macaco camera Varíola do macaco: Brasil tem três casos suspeitos | Reprodução

Na semana passada a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que ações e medidas precisam ser tomadas imediatamente para conter o avanço da varíola do macaco. O Ministério da Saúde também acompanha dois casos suspeitos da doença no Brasil e um terceiro caso suspeito ainda não foi notificado pelo MS. Todos em Estados distintos. A Argentina, país vizinho, também apresenta casos suspeitos

No país, os casos investigados são de pacientes do Ceará, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde foram identificados pacientes com sintomas suspeitos para varíola do macaco. No Rio Grande do Sul, trata-se de um homem, cuja identidade foi preservada, que voltou de Portugal no último dia 10 de maio.

Varíola do macaco: sintomas, tratamentos e prevenção

O paciente foi submetido a exames nesta segunda-feira (30) para confirmar se o diagnóstico da infecção. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) acompanha o caso e informou que o paciente começou a sentir dores de cabeça, febre, e observou o aumento dos gânglios linfáticos três dias após desembarcar na capital Porto Alegre.

No dia 20 de maio, ele se queixou de calafrios, fraqueza física e observou o aparecimento das primeiras lesões na pele do rosto, do tronco e dos membros – um sintoma característico de varíola dos macacos.

O paciente alegou não ter tido contado com pessoas diagnosticadas com a doença, em surto na Europa.

Varíola do macaco faz brasileiros procurarem vacina antiga

Os casos em Santa Catarina e no Ceará seguem sendo monitorados e investigados. Embora se tratem de casos suspeitos, o Ministério da Saúde ressalta que não se tem a confirmação da doença no Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias